Dia de Nossa Senhora Auxiliadora será celebrado com procissão e missa em Porto Velho

Fiéis católicos celebram do dia de Nossa Senhora Auxiliadora, padroeira de Porto Velho, nessa sexta-feira com missas e procissão. As festividades deste ano têm o tema “Com a Mãe Auxiliadora, por nenhum direito a menos”. Conforme a Arquidiocese da Capital, a partir de agora, todos os meses, no dia 24, haverá missa em homenagem a santa.
Nessa sexta-feira (24), a concentração para a procissão será às 16h30 na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e os fiéis seguem às 17 horas para a Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde será celebrada uma missa.
O arcebispo de dom Roque Paloschi divulgou uma mensagem aos fiéis.
Sempre houve uma conaturalidade entre fé cristã e veneração a Maria, a mãe de Jesus, de modo que podemos dizer, com o Papa São Paulo VI, que a devoção a Maria é um elemento qualificador da genuína piedade da Igreja (Marialis Cultus, 56).
Uma vez definido, nos primeiros séculos, o lugar de Maria no mistério de Cristo e da Igreja, o povo cristão sentiu-se livre para desenvolver a sua devoção, sem comprometer o sentido mais genuíno da fé em Deus. De fato, conforme o concílio Vaticano II, "a Santíssima Virgem é, desde os tempos mais antigos, honrada com o título de «Mãe de Deus», e sob a sua protecção se acolhem os fiéis, em todos os perigos e necessidades” (Lumen Gentium, 66).
Toda santa, Maria é vista não somente como próxima de Deus e de Cristo, Nossa Senhora, mas também como próxima dos seres humanos. O povo cristão intui, com o sentido profundo da fé no Deus da vida, que lhe é característico, que Maria é a advogada dos pobres, a auxiliadora dos cristãos, uma mulher do povo, que conheceu, como o povo, o sofrimento e a opressão. Na ternura de Maria, o povo tem buscado sempre “o grande sinal de rosto maternal e misericordioso, da proximidade do Pai e de Cristo” (Doc. de Puebla, 282).
É neste espírito que queremos celebrar a solenidade da padroeira de nossa Arquidiocese de Porto Velho. Com a Novena na Catedral Sagrado Coração de Jesus, que tem como tema "Com a mãe Auxiliadora, por nenhum direito a menos" e lema "Serás libertado pelo direito e a justiça" (Is 1,27), e com o Tríduo nas paróquias, que sugerimos, preparamo-nos para a grande celebração no dia 24 de maio.
Com a fé e a força de Nossa Senhora Auxiliadora, cantemos louvores a Deus, que faz maravilhas nos pequenos.
Veja Também
Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital
Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia
Ações de regularização fundiária em Rondônia são fortalecidas em parceria com o Incra
Sesau informa as vacinas essenciais antes do período de Carnaval