Dia nacional do Bombeiro Militar O profissional mais confiável no mundo
Data consagrado ao profissional mais confiável no mundo, as pesquisas realizadas apontam 98% no mundo e 94% no Brasil o nível de confiança,
A palavra Bombeiro
Em inglês, o bombeiro é chamado o "homem do fogo", fireman, o profissional que elimina o fogo. Na língua portuguesa, a palavra "bombeiro" deriva de "bomba", máquina para fazer fluir a água em determinada direção. O bombeiro sabe bombear a água sobre as chamas.
A palavra Bombeiro
Em inglês, o bombeiro é chamado o "homem do fogo", fireman, o profissional que elimina o fogo. Na língua portuguesa, a palavra "bombeiro" deriva de "bomba", máquina para fazer fluir a água em determinada direção. O bombeiro sabe bombear a água sobre as chamas.
Breve histórico
No Brasil pelo Decreto Imperial n° 1775 de 2 de Julho de 1856 assinada por D.Pedro II, regulamentava, pela primeira vez no país, o serviço de extinção de incêndio, que teve como primeiro comandante o Major João Batista de Morais Antas
Decreto nº 1775, de 02 de Julho de 1856.
Dá Regulamento para o serviço da extincção dos incêndios.
Hei por bem Decretar o seguinte:
SECÇÃO I
Do serviço da extincção de incêndios.
Art. 1º - O serviço da extincção de incêndios será feito por bombeiros, sob o commando de hum Director, com auxílio das Autoridades policiaes, e coadjuvação da força pública, na forma designada no presente Regulamento.
Palácio do Rio de Janeiro em 2 de Julho de 1856. - José Thomaz Nabuco de Araújo
Os Bombeiros Militares têm por Patrono o Imperador D. Pedro II.
Como surgiu o dia do Bombeiro no Brasil
A data foi decretada oficialmente no Brasil em 1954, pelo então Presidente Getúlio Vargas, com a finalidade de reconhecer e valorizar a profissão.
DECRETO FEDERAL Nº 35.309, DE 2 DE ABRIL DE 1954
CONSIDERANDO que o dia 2 de julho de 1856 foi assinado o primeiro decreto regulamentando, no Brasil, o serviço de extinção de incêndios;
DECRETA:
Art. 1º – Ficam instituídos, para serem comemorados anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o “Dia do Bombeiro” e a “Semana de Prevenção Contra Incêndios”.
Art. 2º – Este decreto entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, em 2 de abril de 1954; 133º da Independência e 66º da República.
Getúlio Vargas
O dia internacional do bombeiro é comemorado em 04 de maio em vários países do mundo no dia de São Floriano patrono dos bombeiros, dos limpadores de chaminés e protetor das pessoas envolvidas em incêndios.
Bombeiros em Rondônia
A história do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia tem início em 1952, quando ainda era Território Federal do Guaporé, o então governador Petrônio Barcelos designou assistentes para realizarem o Curso de Bombeiros Técnicos para Oficiais na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Cinco anos depois, no governo de Jayme Araújo dos Santos, foi assinado o Decreto Territorial nº. 331, que criava o Corpo de Bombeiros do Território, destinado a exercer atividade preventiva e de combate ao fogo e era subordinado diretamente à Guarda Territorial.
O ano de 1998 marca o início da caminhada do CBMRO para sua consolidação como Corporação.
Prevista desde a Constituição Federal, promulgada em 1988 (Lei n.º 778, de 18 março), a desvinculação do Corpo de Bombeiros só aconteceu dez anos depois. A Segurança Pública de Rondônia passou a contar com mais uma força auxiliar, além das Polícias Civil e Militar e desde Janeiro de 2000 o Corpo de Bombeiros de Rondônia tornou-se uma Unidade subordinada à Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, juntamente com a Polícia Militar, Polícia Civil, Superintendência de Assuntos Penitenciários e Departamento (Lei Complementar n.º 224, de 04 de Janeiro).
Em 2013 a Corporação, com muito trabalho e dedicação comemora 15 anos de bons serviços prestados a comunidade rondoniense e projeta ainda mais o aperfeiçoamento de seus bravos guerreiros para melhor servir a sociedade.
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RONDÔNIA
Uma nota Nostálgica...
“O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia comemora 15 anos de criação como Corporação independente no dia 02 de julho – Dia nacional do Bombeiro. Uma jovem instituição que já deu mostras de que veio para cumprir seu papel de servir a sociedade rondoniense. O começo de tudo foi uma verdadeira odisseia. Foram os tempos de luta para tornarmos independentes e com identidade própria! Já se passaram 15 anos de heroicas lutas e memoráveis conquistas!
Um início bem difícil e trôpego. A cada passo mais e mais obstáculos surgiriam no nosso espinhoso caminho, mas os 182 sonhadores guerreiros não desistiram em busca de um ideal e acreditaram no audacioso projeto de criação de uma nova Corporação mesmo em tempos políticos e financeiros difíceis, como foi à época.
Não foi nada fácil trilhar os primeiros passos por conta própria num momento tão adverso, mas, enfim, conseguimos romper todos os obstáculos visíveis e invisíveis até então inimagináveis e já se vão 15 anos! Tantas marés contrárias. A cada passo, uma vitória de todos nós. A cada passo, uma vitória do povo de Rondônia.
Parece que foi ontem, o inesquecível dia 02 de julho de 1998! Sem sede própria, equipamentos, viaturas, instalações emprestadas e improvisadas. Faltava de tudo. Uma adversidade atrás da outra... Assim foi o início de nossa inacreditável odisseia.
Tudo tendia a nos fazer recuar e desistir do sonho de um Corpo de Bombeiros independente, eficiente e operacional. Anos de dureza e de muito trabalho. Tantos altos e baixos! Estávamos no limite de nossas forças todos os dias daqueles primeiros anos de criação do Corpo de Bombeiros.
Hoje a Corporação possui viaturas novas e modernas e atende 75% população de Rondônia com 14 unidades operacionais abrangendo as regiões de Porto Velho, Guajará-Mirim, Candeias do Jamari, Buritis, Machadinho do Oeste, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Vilhena e Cerejeiras, atendendo anualmente 45 mil ocorrências dos mais variados tipos.
Estou convicto que conquistamos muito. Há ainda muito a avançar, mas o horizonte é bem mais favorável que outrora. Estamos no caminho certo e temos coragem para ir mais adiante com nossos sonhos e projetos.
Foram 15 anos de uma vida de muitas conquistas...
Salve os Corpos de Bombeiros do Brasil. Salve os bravos soldados do fogo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia!
Avante bombeiros, à luta!”
Gilvander GREGORIO de Lima – TCel BM
Diretor de Comunicação Social do CBMRO
Bombeiros “ Vidas alheias e riquezas salvar ”
Professor Ruzel Costa Leciona na Escola Estadual Madeira-Mamoré, Colégio Objetivo, Faculdade Faro e Colégio Interação.
Veja Também
Professor, sua profissão é a única que torna todas as outras possíveis - Por Ruzel Costa
Nota de repúdio do Sinjur contra a Resolução 342/2024-TJRO
Dona de veículos flagrados várias vezes por excesso de peso na BR-364 faz acordo com o MPF
MPF se manifesta sobre evento na EFMM, exige documentação e providências e dá prazo de 3 dias