DIREÇÃO DA CERON NEGA SUPERFATURAMENTO DE ÓLEO DIESEL E REPASSA CULPA À ELETROBRÁS
Em release enviado a imprensa, o diretor-técnico das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron), Inácio Azevedo, explicou que a compra de óleo diesel com os preços divulgados não foi feita pela companhia de forma direta, apesar de nas Notas Fiscais constarem expressamente o nome da Ceron.
Segundo Inácio Azevedo, a Ceron não compra de forma direta o óleo diesel utilizado pelos grupos geradores de energia elétrica dos Produtores Independentes contratados pela Empresa e suas usinas próprias, em Vilhena e Colorado dOeste. Esse óleo, como todo o utilizado para geração de energia elétrica em outras concessionárias da Região Norte, que tem seus custos subsidiados pela Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis CCC, administrada pelas Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Eletrobrás, que é quem compra o óleo diesel da Petrobras Distribuidora S.A. ( BR empresa estatal federal, com o compromisso de a vendedora entregá-lo nos locais definidos previamente. , disse o Diretor Técnico.
Inácio esclareceu, ainda, que apenas o óleo decorrente da Nota Fiscal NF 236150 da empresa Distribuidora Equador, foi diretamente comprado pela Ceron, com o objetivo de repor para a Conta de Consumo de Combustíveis Fósseis CCC, o óleo gasto acima do consumo específico de 0,3 litros por quilowatts-hora (kWh) gerado e que o óleo decorrente das notas da BR Distribuidora (NFs 346070 e 345981), foi pago diretamente pela Eletrobràs com recursos da CCC, para consumo nas usinas térmicas que geram energia elétrica para a Ceron em Rondônia. Esta sistemática vem sendo adotada há muitos anos pela Eletrobrás. Atualmente está em andamento, por aquela Empresa, a mudança deste procedimento visando que, futuramente, a compra do óleo diesel seja feita diretamente pela concessionária, mediante processo licitatório.
Ainda sobre o assunto, o diretor técnico disse que apesar de os preços do óleo diesel fornecido pela BR Distribuidora estarem acima do comprado pela Ceron da Distribuidora Equador, é necessário que se leve em consideração que não se compra o produto em todos os municípios do Estado ao mesmo preço.
Veja Também
Recesso administrativo de servidores da Prefeitura de Porto Velho é suspenso
Prefeitura de Porto Velho conquista prêmio nacional com o trabalho de "Vacinação Sem Fronteira"
Trabalhadores avulsos do Porto de Porto Velho recebem mais uma remessa de cestas básicas do governo