Direito de resposta – Sinjur
O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Rondônia (SINJUR) esclarece que a participação de seus representantes no III Congresso Extraordinário da Pública – Central do Servidor, realizado em Guaratuba, Paraná, entre os dias 1 e 4 de agosto, teve como foco principal dois objetivos: Conhecer a entidade e garantir uma formação sindical ampla e representativa para todos membros do Sistema Diretivo.
O evento contou com a participação de representantes de todas as microrregiões de Rondônia, selecionados democraticamente para promover a difusão de informações e fortalecer a representatividade regional. Essa ação visa discutir o ingresso do SINJUR na PÚBLICA, uma central sindical que possui sede em Brasília e oferece uma renomada assessoria jurídica e articulação política a nível nacional para todas as instituições filiadas.
Contrariando informações divulgadas anteriormente, esclarecemos que não é necessário estar filiado à PÚBLICA para participar do congresso. O sistema diretivo do SINJUR participou do evento precisamente para avaliar a possibilidade de filiação à entidade. Caso seja verificado que a filiação é benéfica para os servidores, uma assembleia será convocada para discutir e deliberar sobre a filiação com todos os servidores.
A decisão de participar do congresso foi tomada de forma coletiva, promovida pela gestão atual do SINJUR, que assumiu em 2024 e adotou uma postura de austeridade financeira. Os custos da viagem foram minimizados através da escolha de acomodações simples e dormitórios coletivos no Hotel de Trânsito dos Auditores Fiscais do Paraná, e não em um “Resort”, como divulgado anteriormente.
O SINJUR destaca que, apesar das dificuldades enfrentadas com os elevados preços das passagens aéreas em Rondônia, o custo total da participação no congresso foi inferior ao de anos anteriores, quando o sindicato era filiado à Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud).
Entendemos que as críticas e informações incorretas divulgadas recentemente são parte de um esforço coordenado para desacreditar a atual gestão do SINJUR, patrocinado por aqueles que têm interesse em desestabilizar a organização. Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e a defesa dos direitos dos servidores, e continuaremos a trabalhar para garantir que todas as nossas ações sejam pautadas pelo interesse coletivo e pela melhoria contínua das condições de trabalho dos servidores do Judiciário de Rondônia.
Veja Também
Porto Velho: serviços públicos do Município funcionam normalmente nesta terça e param na quarta
Natal: repartições do governo estadual não terão expediente nesta terça e quarta
Porto Velho divulga regulamento para o carnaval de rua em 2025
Justiça determina limite para cancelamentos e atrasos em voos de Porto Velho