Diretoria do Conselho Federal de Medicina avalia condições da saúde em RO
A diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) estará em Porto Velho (RO) na próxima quarta-feira, 16. Durante a visita, os conselheiros federais poderão conferir de perto as condições de funcionamento de hospitais públicos, após denúncias e medidas adotadas pela nova gestão do Regional do Estado (Cremero). Na oportunidade, irão se reunir com o plenário do Regional, para conhecer os anseios da classe médica do Estado, e também terão audiência com o governador Confúcio Moura e o secretário de Saúde, Alexandre Muller.
Sobre a visita da diretoria do CFM a Rondônia, o conselheiro federal representante do Estado, Hiran Gallo, classificou-a como uma demonstração de prestígio da classe médica rondoniense. Sempre relatamos nas reuniões plenárias do Conselho Federal de Medicina as condições precárias da Saúde em Rondônia, como de resto em todo o Brasil. Mas com a visibilidade que o governador Confúcio conseguiu dar ao problema ao jogar na mídia nacional a questão do João Paulo 2º - que não se resume ao único problema da Saúde de Rondônia -, a diretoria do CFM deliberou por uma nova visita de inspeção a Rondônia. E isso é bom, afirma Gallo.
Ao convidar os conselheiros para a reunião no Cremero, a presidente do Conselho, Inês Motta, explicou que trata-se de uma visita de trabalho. Junto com a diretoria do CFM vamos fazer uma nova rodada de fiscalização ao Hospital de Base e ao João Paulo 2º, os dois maiores de Rondônia, para avaliarmos a situação, antes de nos encontrarmos com o governador, a quem poderá ser sugerida algumas alternativas. Ela acrescenta ainda que, tanto os membros do Conselho Regional como os do CFM são profissionais com longos anos de experiência e muita vivência em hospitais problemáticos.
Veja Também
Jornal Nacional sugere que Globo resolveu problema de saúde em Rondônia
Governo pode sofrer sanção da União por desrespeitar decisão do Conselho
Equipe do Conselho Federal de Medicina inspeciona unidades hospitalares