Rondônia, 24 de novembro de 2024
Geral

Doa Rondônia: campanha faz parte da 10ª edição do Dia de Doar e envolve 8 organizações

|
da Assessoria

Doar muda mundos. E doar continuamente muda vidas. Com o objetivo de promover e mobilizar o Brasil para ser mais solidário e generoso, no próximo dia 28 de novembro acontece a edição 2023 do Dia de Doar. 

Desde 2013, o Brasil celebra o Dia de Doar, e neste ano, a campanha Doa Rondônia irá fazer parte desta mobilização nacional. O projeto é uma iniciativa do INATS – Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor e terá dois pontos altos: Primeiro no dia 26 de novembro, no espaço alternativo, a partir das 16 horas vai acontecer um encontro de várias organizações sociais de diversos setores, como educação, assistência social, cultura e outros, com vendas de produtos e atividades culturais e no dia 28 de novembro, cada organização vai fazer a sua própria ação. 

“O Dia de Doar é um evento que celebra solidariedade, e para Rondônia é um lindo momento para que as Organizações da Sociedade Civil se apresentem a toda sociedade rondoniense, celebrar a solidariedade é fazer parte do #DoaRondônia”, destaca Creuza Gomes Batista, coordenadora do movimento.

A expectativa é que milhões de pessoas sejam estimuladas no país para realizarem ações de generosidade, em uma grande onda de solidariedade. Na última edição, mais de 28 milhões de pessoas participaram das ações, que aconteceram em 72 cidades de todas as regiões do país, mobilizaram 72 campanhas comunitárias e arrecadaram mais de 4,5 milhões de reais em doações.

Para 2023, espera-se que o Dia de Doar atinja um número maior de pessoas em mais municípios brasileiros, em Porto Velho, o encontro no espaço alternativo vai reunir as organizações Centro Social Madre Mazzarelli, Associação Casa Família Rosetta, Instituto Norte Amazônia de Apoio ao Terceiro Setor, Legião da Boa Vontade, Instituto Viva Porto Velho, Associação de Resgate da Dignidade Humana, Pestalozzi PVH e APAE Candeias. A população pode ajudar de diversas formas, entrando em contato com as organizações participantes, comparecendo ao encontro no espaço alternativo e adquirindo os produtos que serão expostos no local ou fazendo uma doação através da vakinha online https://www.vakinha.com.br/vaquinha/doarondonia . Todo o valor arrecado será dividido entre as organizações participantes. 

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. 

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com a parceria do Instituto Mol.

No site é possível encontrar a lista de campanhas comunitárias que já foram realizadas no país, saber como liderar uma campanha e até um modelo de projeto de lei para cidades que quiserem formalizar a celebração do Dia.

Mais informações estão disponíveis no site www.diadedoar.org.br, pelo email contato@diadedoar.org.br ou nas redes sociais @diadedoar

Sobre o Dia de Doar

A ABCR é a representante do #GivingTuesday no Brasil e lidera o Dia de Doar desde 2013, como parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Em 2022, o Dia de Doar engajou milhões de pessoas para celebrar a generosidade em diversas partes do Brasil. A página do Dia de Doar na internet é http://www.diadedoar.org.br e as redes sociais são todas @diadedoar.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Assembleia Legislativa realiza inédito “Natal de Portas Abertas” com atrações culturais e projeção em 3D

Praça das Três Caixas d’Água recebe feira de artesanato e gastronomia no final de semana

Prefeitura de Porto Velho vai inaugurar nova rodoviária no dia 20 de dezembro

Sindeprof apresenta proposta de tabelas salariais durante assembleia geral de servidores municipais