Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Donos de bares e conveniências são autuados por desrespeito ao decreto do Governo

Mais uma etapa da da “Operação Prevenção” foi realizada em Porto Velho na noite de sexta-feira (28). A ação é coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBM). A medida de fiscalização visa o cumprimento de decreto do Governo como forma de enfrentamento ao Coronavírus.

Durante a atuação da equipe, a falta de consciência foi visível, com flagrantes de práticas irregulares que ainda persistem em alguns estabelecimentos comerciais, como bares e conveniências pubs.
Com mais de um mês de publicação do atual decreto, muitas pessoas ainda não cumprem medidas básicas para evitar a disseminação do coronavírus. Foram constatados casos de aglomeração durante a fiscalização, bem como flagrantes de estabelecimentos sem licenciamento para a sua abertura e desobediência às regras de utilização dos espaços de consumo.

Um exemplo de descumprimento ao decreto foi constatado em um estabelecimento frequentado por jovens, na zona Norte de Porto Velho. O local estava aberto fora do horário permitido. O proprietário foi autuado por desrespeitar medidas quanto à delimitação de 30% da capacidade máxima de atendimento ao consumidor no local.

A falta de consciência de outra proprietária de um estabelecimento de venda de bebidas, também chamou a atenção da equipe de fiscalização. O comércio estava sem autorização para executar o serviço, o que resultou em um auto de infração. Conforme reforçado pela equipe de fiscalização, é importante deixar claro a todo cidadão que se propõe a exercer tais atividades na sociedade, pois deve sempre “regularizar para funcionar” e, não, “funcionar para regularizar”, evitando possíveis transtornos.

No relatório final da operação de sexta-feira, foram feitas 33 visitas em estabelecimentos, das quais, quatro estavam sem funcionamento respeitando regras do decreto estadual. Foram registradas três orientações, duas autuações, uma notificação e 25 pontos comerciais em condições de funcionamento. No documento, não foram registrados aglomerações e interdições.

Segundo o coordenador da 16ª noite da “Operação Prevenção”, major BM Jeferson Marques, durante estas semanas de vigência do decreto 26.038, está sendo muito perceptível que a população anseia pelo retorno às atividades presenciais que antes aconteciam de forma natural. No entanto, explica o oficial, os cidadãos devem agir com muita cautela e conscientização, considerando o risco de contaminação do vírus causador da covid-19 ainda presente no meio social, principalmente em locais sujeitos à infecção devido ao contato direto, como bares, restaurantes, pizzarias e outros ambientes semelhantes.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6