Rondônia, 15 de maio de 2024
Geral

Doutores sem Fronteiras iniciam atendimentos a indígenas e ribeirinhos de Rondônia

Os Doutores sem Fronteiras desembarcam mais uma vez em Rondônia para realizarem atendimentos odontológicos no estado, a previsão é que, a partir desta quinta-feira (29) até 25 de julho, cerca de dois mil procedimentos sejam realizados em locais que sofrem com a falta de acesso. Desta vez, além das comunidades ribeirinhas do Baixo Madeira (distrito de Nazaré e Reserva Extrativista do Lago do Cuniã), os profissionais também irão prestar atendimento nas terras indígenas 7 de Setembro, Aldeia de Lapetanha e as etnias Paiter-Suruí e Uru-Eu-Wau-Wau.

O presidente da Associação Doutores sem Fronteiras, cirurgião-dentista Caio Machado, conta que o objetivo do projeto é levar atendimentos odontológicos de primeiro mundo a essas regiões, com técnicas e equipamentos de última geração. Com a realização de tratamento de canal, restaurações, confecção de elementos dentários com pino de fibra de vidro, atendimento infantil, cirurgias, palestras, distribuição de 2000 kits de higiene oral e outras ações.

“Também iremos ter um foco na parte de prevenção e realizar um treinamento para os dentistas da Fundação Nacional do Índio (Funai) e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Objetivo é mostrar e ensinar as técnicas utilizadas por nós”, salienta Caio.

Para o presidente da Associação, que tem sede em São Paulo, a cada ano o Doutores sem Fronteiras vem crescendo com a filosofia de ajudar pessoas e chamar a atenção do Poder Público. “Nossa profissão surgiu centenas de anos atrás para curar. É nossa obrigação levar a tecnologia também para pessoas que moram em regiões de difícil acesso”, pontua.

Caio explica que o Doutores sem Fronteira já é um dos melhores projetos do mundo voltado à odontologia e proporciona os mais sofisticados equipamentos disponíveis no mercado, como Cerec cad can, Diox emissor de RX portátil e outros. “Entre todos nossos parceiros, que com certeza são empresas diferenciadas e renomadas, atingimos o auge conseguindo levar a mais alta tecnologia do mundo para essas regiões”, comenta.

Outras ações
Além dos procedimentos odontológicos, a ação também terá presença de médicos, que realizarão atendimentos. Equipe contará com agrônomos, apresentarão técnicas para conservação de alimento.

Patrocinadores
Dentsply Sirona, Cristófoli, Driller, Dental Gutierre, Orthometric, Golgran, Micro Imagem, Colgate, Radiusx 3D, FGM, SOS Dentistas 24 Horas, Centro STG e Nova DFL.

Apoiadores
Associação Kanindé, Associação Metareilá do Povo indígena Suruí, Funai, Sesai, Governo do Estado de Rondônia, Associação dos Membros da Defensoria Pública de Rondônia, Defensoria Pública do Estado de Rondônia, Instituto Chico Mendes, Projeto 32, Soma Comunicação e Formula e Ação

SIGA-NOS NO

Veja Também

Friagem perde força e temperaturas voltam a subir em Rondônia nesta quinta

Sentença determina despejo da churrascaria “Boi na Brasa” em Porto Velho

Prefeitura de Porto Velho contrata Hospital Santa Marcelina para realização de mais de 800 cirurgias eletivas

Prefeitura de Porto Velho e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência