Edital de seleção da Unir com notas do ensino médio sai na sexta
A Universidade Federal de Rondônia (Unir) publica na próxima sexta-feira (12), o Edital Completar do Processo Seletivo – PS Unir 2023 para seleção de novos alunos para os cursos de graduação por meio das notas do ensino médio. Nesta etapa poderão se inscrever candidatos que não realizaram o Enem ou que não tenham sido aprovados na etapa anterior, e serão oferecidas vagas em mais de 40 cursos gratuitos de graduação nos campi de Ariquemes, Cacoal, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena.
A relação de cursos e vagas disponíveis será publicada juntamente com o edital complementar, na sexta-feira (12), e as inscrições serão reabertas tanto para os cursos com entrada no primeiro quanto no segundo semestre letivo de 2023.
Seleção - No edital complementar os candidatos são selecionados pela média das notas de Português e Matemática obtidas ao longo do Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano). Por isso, as notas deverão ser informadas no ato da inscrição e depois comprovadas na entrega do histórico escolar, no momento da matrícula, pelos candidatos aprovados. O edital complementar de seleção via notas do Ensino Médio trará o detalhamento sobre como este processo será conduzido e será publicado no portal da Unir (www.unir.br) e no Portal de Processos Seletivos.
Início das aulas - O início das aulas para cursos com ingresso no primeiro semestre letivo (2023.1) será no dia 19 de junho, conforme previsto no Calendário Acadêmico 2023 da Unir. As chamadas para matrículas, se necessário, serão realizadas mesmo após o início das aulas, respeitando o limite máximo de 25% do tempo transcorrido desde o início do semestre letivo.
Cursos em todo o Estado - A Unir é a única Universidade pública de Rondônia e oferece mais de 60 cursos de graduação em todas as regiões do Estado. Todos os seus cursos são gratuitos e a instituição mantém uma política de assistência estudantil, para garantir a permanência de estudantes nos cursos para os quais são selecionados. Esta política prevê a oferta e pagamento de bolsas e auxílios para os estudantes que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Universidade. Dentre os critérios está a vulnerabilidade socioeconômica, uma vez que a prioridade é auxiliar alunos de famílias de baixa renda. Entre as modalidades de auxílios oferecidos para garantir a continuidade dos alunos estão os auxílios transporte, alimentação, creche e moradia, além da bolsa permanência.
Além disso, a Universidade mantém programas próprios de iniciação científica, de extensão e de inovação. Também nestes casos os alunos selecionados recebem bolsas para desenvolver, sob orientação de professores orientadores, todos doutores ou mestres, projetos específicos, que são complementares na formação acadêmica e profissional. O objetivo da Unir com estas iniciativas é garantir que os alunos tenham condições de se manterem na Universidade mesmo em condições sociais adversas, e também oferecer uma formação que vá além do currículo básico dos cursos, voltando-se também para a preparação para a pesquisa, pós-graduação e para ampliar o contato com as realidades que vão além das aulas.
Informações sobre todos os cursos oferecidos pela Unir estão disponíveis no Portal da Universidade (neste link).
Veja Também
Trabalhadores avulsos do Porto de Porto Velho recebem mais uma remessa de cestas básicas do governo
Para proteger a primeira infância, MPRO adere à "Campanha Primeiros Passos"