Eleição para reitor da Unir será dia 21 e disputa será entre quatro candidatos
Quatro professores se candidataram para a reitoria da Universidade Federal de Rondônia (Unir), após a renúncia de Marcele Pereira, no fim do mês passado, alegando ataques contra a honra (clique e leia a carta), o que teria gerado problemas de saúde. A votação acontece no dia 21 de dezembro, quando também será eleito o vice-reitor.
Em reunião realizada na última segunda-feira (27) pela Comissão de Consulta à Comunidade da Unir, foram homologadas as seguintes candidaturas para reitor:
- Aurineide Alves Braga
- João Gilberto de Souza Ribeiro
- Marília Lima Pimentel Contiguiba
- Walterlina Barboza Brasil
Anteriormente esses nomes já havia sido homologados para disputarem a vice-reitoria:
- José Odair Ferrari;
- Marcelo Leal Lima;
- Odirlei Arcangelo Lovo;
- Petrus Luiz de Luna Pequeno;
- Ricardo Gilson da Costa Silva; e
- Viviane Barrozo da Silva
A Unir informou que, de acordo com as normas do edital, o período de campanha para os cargos será de 30 de novembro a 20 de dezembro.
A eleição acontece dia 21 de dezembro, das 9 horas às 21 horas. O processo de consulta à comunidade universitária é secreto e será realizado integralmente de forma remota pelo Sistema de Eleição (SiE) da UNIR, disponível no link: http://sistemas.unir.br/eleicao/pages/login.xhtml. A previsão é que o resultado seja conhecido ainda na noite do dia 21.
Eleitores
São aptos a votar os alunos graduação e de pós-graduação regularmente matriculados (estão excluídos os alunos com trancamento total de matrícula); os servidores docentes ativos ou aposentados (efetivos, substitutos, temporários e/ou redistribuídos para a Unir); e os servidores técnico-administrativos, em efetivo exercício ou aposentados. Esses eleitores são divididos em três categorias, e cada uma possui peso próprio na totalização dos votos: o conjunto dos alunos tem peso de 15% na votação; servidores técnico-administrativos também têm peso de 15% na totalização; e o conjunto dos servidores docentes corresponde ao peso de 70% dos votos a serem totalizados. Os membros da comunidade acadêmica precisarão estar com acesso ativo no Sigaa até dia 8 de dezembro, quando será divulgada a lista de eleitores aptos.
Veja Também
Jornal Nacional destaca trabalho da Marquise ambiental no Ceará
Comissão Eleitoral está recebendo inscrições de chapas para eleições no Sindeprof