Eletronorte anuncia abertura do vertedouro da Usina de Samuel e alerta sobre aumento de nível do Jamari

A Eletrobras Eletronorte informa que, devido a mudanças na vazão do rio Jamari, as comportas do vertedouro da Usina Hidrelétrica de Samuel serão abertas a partir da próxima quinta-feira (27). A medida é preventiva e segue os protocolos definidos pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) para garantir o controle do volume de água no reservatório.
A operação poderá causar um aumento no nível das águas em áreas rio abaixo da usina (jusante). Por isso, a empresa orienta os moradores das comunidades próximas a ficarem atentos e tomarem precauções para evitar prejuízos.
“Essa é uma ação prevista em nossas instruções de operação para ajustar o nível do reservatório de forma segura e controlada. Estamos informando com antecedência para que a população tenha tempo de se organizar e adotar as medidas necessárias”, explica o engenheiro da Gerência de recursos hídricos e programação energética da Eletrobras Eletronorte, Wanderley Pereira dos Santos.
A empresa recomenda que os moradores recolham ou protejam barcos, redes de pesca e outros materiais próximos ao rio, além de ajustarem suas atividades que possam ser impactadas pela elevação do nível da água.
Veja Também
Governo entrega CNH Social a 82 condutores em diversos municípios
Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado
Operação Audácia 7 cumpre 38 buscas e 23 prisões temporárias em Rondônia e outros dois estados
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas