Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Elton Assis destaca valorização do jovem advogado através do trabalho da Caravana do Empreendedorismo

Conselheiro federal Elton Assis

O conselheiro federal por Rondônia na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e ouvidor nacional, Elton Assis, destacou a iniciativa de levar orientação técnica aos jovens advogados sobre a necessidade de empreender no atual contexto econômico utilizando as ferramentas do marketing jurídico e o uso correto das mídias sociais. Elton tem participado da Caravana do Empreendedorismo, projeto idealizado pelo secretário-geral da seccional rondoniense, Márcio Nogueira, com a participação da Comissão de Sociedade de Advogados, por sua presidente, a conselheira Shisley Nilce Soares, e os representantes da Comissão da Jovem Advocacia, que tem por objetivo levar a importância de constituir uma sociedade e as vantagens de optar pelo SIMPLES, imposto único com alíquotas menores garantido pelo Governo Federal.

Para Elton Assis, mais da metade da advocacia é formada por jovens advogados. E esses novos profissionais, muitas vezes, não estão preparados para enfrentar as nuances do atual modelo de mercado. “Não existe uma disciplina na faculdade que ensine o advogado a gerir seu escritório de advocacia, como conquistar seus clientes, como cobrar honorários, como se fixar diante dessa nova realidade, que é o marketing jurídico, a influência das mídias sociais”, argumentou o conselheiro. Essas noções já foram levadas as subseções de Ariquemes, Ouro Preto, Jaru, Ji-Paraná, Rolim de Moura, Buritis e nesta semana a agenda se concentra em Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno e Machadinho.

A Caravana do Empreendedorismo leva palestras e propicia a constituição de sociedades de advogados durante a visita. Segundo Elton Assis, são dois aspectos que são abordados.O primeiro é o auxílio ao jovem advogado como empreender e o segundo é levar a informação das vantagens de se optar pelo SIMPLES. Um dado apresentado pelo conselheiro federal é de 9 mil advogados, apenas pouco mais de 400 sociedades estão formadas. O restante, ou trabalha na informalidade, sujeito as sanções da Receita Federal, ou recolhe impostos sob alíquotas bem mais altas. Para evitar problemas, Elton Assis defende que o advogado deve avaliar a possibilidade de constituir uma sociedade - que pode ser, inclusive, a unipessoal -com a redução de alíquotas, que no caso do Imposto de renda, cai de 27,5% (dependendo da movimentação financeira) para 4,5% através do imposto único. “Muitas vezes essa informação não está chegando ao advogado”, disse ele.

Com os mecanismos corretos para trabalhar, o jovem advogado evita muitos traumas na carreira. Elton conta que o profissional recebe sua carteira da Ordem e fica na dúvida sobre como atuar. “O jovem passa por uma etapa difícil que é o exame de Ordem, pegou sua inscrição e aí vem outra dúvida: abrir seu próprio escritório, ingressar em um escritório já consolidado ou tentar um cargo público através de concurso. Hoje também é comum o jovem sair da faculdade, pegar sua carteira, a família acredita no projeto e ajuda a montar o escritório e sem orientação, ele inicia suas atividades mas fecha as portas em 1 ano ou 1 ano e meio porque não teve as orientações certas. Nesse sentido, a Ordem está ajudando a valorizar seus membros levando noções básicas de empreendedorismo e a melhor maneira de iniciar a carreira”, afirmou Elton Assis.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6