Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Em dois órgãos, “feriadão prolongado” já começa nesta quarta-feira; veja funcionamento de repartições públicas em Rondônia

Os próximos dias serão marcados por um “feriadão prolongado” em todo o país, devido as celebrações da Semana Santa e em memória de Tiradentes (21). Se dois feriados com diferença de poucos dias já seriam suficientes para alterar a rotina de muita gente, há ainda uma situação inusitada: eles acontecem na sexta e segunda-feira.

Servidores da Justiça Federal, incluindo o TRT serão os mais beneficiados. Amparados por uma Lei com quase 60 anos, o trabalho será suspenso já a partir desta quarta-feira (16), retornando apenas na terça-feira (22). Confira:

Justiça Federal e TRT14

A Justiça Federal inicia o feriadão já na quarta-feira, seguindo o disposto no artigo 62, inciso II, da Lei 5.010/1966, que considera os dias da Semana Santa como feriado forense. Dessa forma, não haverá expediente entre os dias 16 e 18 de abril, com retorno apenas na terça-feira (22), já que o dia 21 também é feriado nacional em homenagem a Tiradentes.

Justiça Estadual e Prefeitura de Porto Velho

Tanto a Justiça Estadual quanto a Prefeitura de Porto Velho seguirão o mesmo cronograma: ponto facultativo na quinta-feira (17), feriado nacional na sexta-feira (18) e novamente na segunda (21). As determinações estão previstas no Decreto Municipal nº 20.692, de 16 de dezembro de 2024.

Governo de Rondônia

O Governo do Estado também instituiu o ponto facultativo na quinta-feira (17), através do Decreto nº 29.900. A sexta-feira da Paixão (18) e o Dia de Tiradentes (21) seguem como feriados nacionais. Com isso, os serviços públicos estaduais também ficarão indisponíveis nesses dias.

Bancos

As agências bancárias não funcionarão nos dias 18 (sexta) e 21 (segunda), conforme calendário da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O atendimento retorna na terça-feira, dia 22 de abril.

Serviços essenciais mantidos

Apesar da suspensão de expedientes, os serviços considerados essenciais, como emergências médicas, coleta de lixo, segurança pública e atendimento de urgência, devem funcionar normalmente conforme escala de plantão em cada município.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6