Rondônia, 15 de dezembro de 2025
Geral

Em estado crítico de bolsas, Fhemeron recorre a ações Itinerantes durante todo o mês de agosto

O baixo estoque de bolsas de sangue, principalmente de O-, deixa a Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) em alerta. Uma das soluções encontradas é ir até os doadores, por meio da ação Fhemeron Itinerante realizada através de parcerias com igrejas, faculdades, clubes e instituições, que tem ajudado a manter o estoque de bolsas.

Neste sábado (24), a Fhemeron não abrirá as portas, mas estará fazendo coleta normalmente na ação itinerante que vai acontecer na Catedral Sagrado Coração de Jesus, localizada na rua Don Pedro II, 825, Caiari, das 8h ás 16hs. O objetivo, segundo a gerente de captação da fundação, Maria Luiza, é conseguir uma boa quantidade de bolsas para manter o estoque em dia.

“A média diária de doares deveria ser de no mínimo 100, mas o número de doações tem sido menor que 50, o que nos preocupa bastante. Essa falta do doações acarreta em baixo estoque, e falta de bolsas. Por isso pedimos a a colaboração da população e da sociedade civil”, destacou.

Segundo ela, só este mês de agosto, já foram realizadas quatro campanhas internas e duas ações da Fhemeron Itinerante. Até o fim do mês, mais uma ação vai acontecer, desta vez na Universidade Federal de Rondônia (Unir). Os acadêmicos se disponibilizaram a fazer as doações, a previsão é que a ação aconteça já nesta sexta-feira (30).

“A transfusão em Rondônia é muito grande, e o número de doações é inferior a demanda. Por isso é muito importante que as pessoas se tornem doadoras. Qualquer pessoa pode doar, basta apenas observar os requisitos, como por exemplo a saúde, o peso, a idade entre outros. O que deve ser levado em questão é que uma bolsa pode salvar vidas”, ressaltou Maria Luiza.

Os requisitos para a doação de sangue podem ser conferidos na página da Fhemeron, através deste link.

A fundação funciona de segunda à sexta-feira, das 7h15 ás 18 horas da tarde, e aos sábados das 7h15 às 12h.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Caerd participa de mutirão de negociação e anuncia descontos de até 95%

Refis 2026 em Porto Velho começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros

Homenagem marca trabalho do MPRO na defesa de áreas ambientais durante operação Aruanã

Crise na coleta de lixo se arrasta e população de Porto Velho continua convivendo com lixo na porta de casa