Rondônia, 25 de junho de 2026
Geral

Em música, banda O Retrô Ativo chama atenção para o combate ao suicídio

A banda rondoniense O Retrô Ativo lançou, na última semana, o clipe “A Náusea” em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e valorização da vida. A música foi inspirada e criada para alertar sobre a importância de debater a saúde mental, principalmente a depressão. O clipe também faz menção ao Centro de Valorização da Vida que presta apoio emocional gratuito em todo território nacional pelo número 188.



O clipe foi produzido em São Paulo pela produtora Geração Y, roteirizado e dirigido por Priscila Rocha e é protagonizado pela atriz Renata Rosa e participação do cantor e ator Renato Limonge. A música foi gravada no estúdio Ecos da Oca e produzida por Mateus Brasil (Projeto Rivera).

Yves explica ainda que a banda queria mostrar como pode ser prejudicial julgar quem sofre com depressão ou outras doenças ligadas à saúde mental que podem levar ao suicídio. “Com a música e clipe tentamos falar dos preconceitos e pré-julgamentos relacionados a esse tema. Além disso, queríamos mostrar que há saídas, tratamentos e pessoas dispostas a ajudar, como o CVV”, pontua.

O clipe foi produzido em São Paulo pela produtora Geração Y, roteirizado e dirigido por Priscila Rocha e é protagonizado pela atriz Renata Rosa e participação do cantor e ator Renato Limonge. A música foi gravada no estúdio Ecos da Oca e produzida por Mateus Brasil (Projeto Rivera).

Setembro Amarelo
O mês de alerta surgiu há quatro anos no Brasil, criado pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Setembro foi escolhido já que a data de 10 de Setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Três policiais militares perdem cargos após condenação em esquema de usura

Imóvel abandonado será demolido após laudo da Defesa Civil em Porto Velho

Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira habilitação das categorias A e B

Sindsef/RO e Sinasefe reúnem-se com o Decipex para defender pautas cruciais dos ex-Territórios