Rondônia, 14 de outubro de 2024
Geral

Em nota, presidente do Sindsaúde Assistência Médica acusa Anildo do Prado de várias improbidades

O presidente do Sindsaúde Assistência Médica, Silas Neiva, enviou nota de esclarecimento aos meios de comunicação nesta quinta-feira-feira (15.04) onde rebate as acusações feitas pelo presidente afastado do Sindicato da Saúde (Sindsaúde), Anildo do Prado, na edição do último domingo no jornal Estadão do Norte.



NOTA DE ESCLARECIMENTO

Leia a Nota de Esclarecimento na íntegra:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Mediante as informações inverídicas lançadas pelo Sr. Anildo Ribeiro do Prado, presidente afastado do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde no Estado de Rondônia que também acumulava o cargo de diretor Financeiro/Administrativo do Sindsaúde Assistência Médica (SIAME), o Conselho Deliberativo e Fiscal desta entidade vem a público e junto aos usuários desse Plano de Saúde esclarecer os fatos:

Em nota publicada em um jornal de Porto Velho e distribuída em algumas unidades de Saúde o Sr. Anildo Prado, afastado da Presidência do SINDSAÚDE por fraudar a última eleição e ocasionar diversos atos de improbidade administrativa à frente da entidade, tenta se fazer de vítima denegrindo a imagem da atual gestão do Sindsaúde Assistência Médica – SIAME, pedindo publicamente o seu afastamento da direção Financeira/Administrativa da entidade.

Com relação a este fato, para conhecimento de todos, informamos que o Sr. Anildo já havia sido afastado do cargo no dia 31 de março último, em reunião realizada em Ji-Paraná pelos conselhos Deliberativo e Fiscal (órgãos sociais) da entidade, sendo que tal ato será referendado no próximo dia 20/04.

Esclarecemos ainda que o afastamento de Anildo entrou na pauta de discussão depois que o mesmo, em uma manobra sem escrúpulo e demonstrando total falta de compromisso com a categoria, tentou transferir o patrimônio do SIAME para a Funspro Assistência Médica, entidade ainda presidida por Anildo. O objetivo era simples, agregar ao patrimônio dessa Federação (que até 2008 sequer tinha sede) cerca de 1 milhão de ativos do Sindsaúde Assistência Médica.

O plano do Sr. Anildo teria funcionado e seguido adiante, para prejuízo de mais de 12 mil usuários do SIAME, não fosse à intervenção de um grupo de diretores da entidade que demonstraram verdadeiro compromisso com a entidade e a categoria, se posicionando contrários à proposta.

MANOBRA

A extinção do SIAME bem como a transferência de patrimônio para a Funspro Assistência Médica sempre foi um dos objetivos do ex-presidente, o que não se cumpriu até o momento por se tratar de uma entidade separada administrativamente do Sindicato, do qual o mesmo era presidente e foi afastado por improbidade.

A última tentativa de Anildo para tomar de assalto o SIAME ocorreu no dia 09/04, quando o mesmo publicou edital convocando os associados para Assembléia Extraordinária, a ser realizada em Porto Velho. Na pauta, estavam itens como a análise da atual situação do Sindsaúde Assistência Médica, da extinção do Plano, e o referendo de uma outra Assembléia realizada no dia 05 de abril em Cacoal. Nessa assembléia do dia 5 de abril uma Junta Especial Diretiva, designada pelo próprio Anildo Prado, acatou a transferência do patrimônio.

Para conseguir o seu objetivo, que era o de manipular alguns membros filiados do Plano, Anildo do Prado não poupou esforços, inclusive financeiros, gastando uma verdadeira “bolada” no pagamento de transporte e jantar para realizar a reunião.

Segundo o depoimento de vários membros que participaram do evento em Pimenta Bueno, a transferência de patrimônio não estava na pauta, e sim nos informes gerais. O assunto não chegou a ser discutido, mas foi incluído posteriormente na Ata fraudulenta que Anildo tentou registrar, não tenho êxito em virtude de várias irregularidades verificadas.

REGISTRO ANS

Quanto às acusações lançadas por Anildo, especificamente sobre a falta de registro do Sindsaúde Assistência Médica junto a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), explicamos que a atual gestão assumiu de fato e de direito a administração do Plano no dia 12 de janeiro de 2009, respondendo até esta data o próprio Sr. Anildo como diretor Administrativo/Financeiro.

Desde essa data temos buscado regularizar todas as pendências do SIAME, inclusive do registro da ANS, que deve ocorrer dentro breve já que o processo foi devolvido e estamos regularizando os itens apresentados para posterior remessa.

Esclarecemos ainda que o processo de registro é tão complexo que o único plano a operar 100% regular no Estado é o da Unimed de Ji-Paraná.

Outro esclarecimento é que o Plano de Saúde não foi multado pela ANS, apenas notificado e que a defesa foi apresentada dentro do prazo legal previsto.

NORMALIDADE

A fim de tranqüilizarmos os titulares e dependentes do Sindsaúde Assistência Médica, vimos a público informar que a rede de atendimento encontra-se normalizada, com convênios mantidos com as Unimeds Ji-Paraná (que abrange toda a região Central do Estado) e Vilhena (Cone Sul). Na Capital estamos atendendo com Rede Própria, já abrangendo 85% dos hospitais, laboratórios e clínicas especializadas.

Diretoria Administrativa, Conselho Deliberativo e o Conselho Fiscal

Maiores informações podem ser obtidas através do site www.siame.com.br (onde encontra-se disponível inclusive o Guia Médico), ou pelo telefone 69 353-5400 (PABX).

SIGA-NOS NO

Veja Também

Justiça não comprovou inocência de Anildo do Prado nas irregularidades de anulação da eleição do Sindsaúde

Desvios de Anildo Prado na FUNSPRO são denunciados a Justiça; Confira

Mantido afastamento de Anildo Prado da Funspro; sindicalista tem prazo curto para defesa

Trabalho conjunto entre as Polícias brasileira e boliviana apreede motos roubadas.