Rondônia, 26 de junho de 2026
Geral

Em nova operação, TCE constata ausência de médicos em UPAs de Porto Velho

As unidades de pronto atendimento de Porto Velho foram alvo de mais uma fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) na noite desta quinta-feira (6). A operação denominada “Blitz na Saúde” procurava verificar a presença de profissionais nas unidades de saúde da Capital. A primeira atividade na operação foi realizada na quarta-feira (5), em Porto Velho e Ariquemes.



Os pacientes que estavam nas unidades de saúde também foram ouvidos. O objetivo era aferir a qualidade do atendimento recebido. O TCE alertou que qualquer cidadão pode manifestar-se sobre a qualidade do serviço prestado nas unidades de saúde, utilizando-se o aplicativo Opine aí, disponibilizado gratuitamente pelo órgão.

Iniciada por volta das 19 horas, a fiscalização avançou até próximo à meia-noite, sendo constatada, principalmente, a ausência de médicos, em descumprimento da carga horária estabelecida.

Os pacientes que estavam nas unidades de saúde também foram ouvidos. O objetivo era aferir a qualidade do atendimento recebido. O TCE alertou que qualquer cidadão pode manifestar-se sobre a qualidade do serviço prestado nas unidades de saúde, utilizando-se o aplicativo Opine aí, disponibilizado gratuitamente pelo órgão.

A operação é resultado de representação feita neste ano pelo Ministério Público de Contas (MPC-RO), que, por meio do procurador de Contas, Adilson Moreira de Medeiros, requereu ao TCE urgente fiscalização sobre a área de saúde de Porto Velho, em especial no que se refere à ausência de médicos e medicamentos nas unidades de saúde do município. As duas operações foram coordenadas pelo secretário-geral de Controle Externo, Bruno Piana.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Jogo da Seleção: Prefeitura de Porto Velho decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira

Jogo da Seleção: TJRO suspende prazos e altera horário de expediente na segunda-feira

Dentista acusada de causar lesões físicas em quatro pacientes é proibida de realizar procedimentos estéticos

Mobilização conjunta incentiva doação de sangue em 15 e 16 de julho