Emater promove Dia de Campo sobre bovinocultura leiteira em Ouro Preto
O município de Ouro Preto do Oeste foi sede no fim de semana do Dia de Campo sobre a Bovinocultura, evento ocorrido na propriedade do produtor rural Sebastião Fernandes de Castilho Neto localizada na Linha 63, Km 08, lote 14- F, lote 23, zona rural da cidade. Coordenado pelo gerente geral do escritório da Emater, engenheiro agrônomo Elias Monteiro, O Dia de Campo reuniu mais de 172 produtores rurais, além de extensionistas e pessoas ligadas ao setor produtivo. O evento teve a participação da secretaria Regional de Governo Maria Araújo Oliveira, a gerente regional da Emater (território central de Rondônia) Valquíria Mendes Codeço, assessor especial da presidência da instituição Francisco Mende de Sá Barreto Coutinho, deputado estadual Marcelino Tenório e a vereadora Rosária Helena representando a Câmara municipal.
Com um plantel de 22 matrizes em ordenha, a unidade demonstrativa do Senhor Sebastião Fernandes, tem uma produção diária de 300 litros. Através de assistência técnica da EMATER, o proprietário implantou na unidade, um projeto de manejo rotacionado, objetivando a melhoria da produtividade leiteira, inclusive é feita suplementação com ração em coxo, para animais com produção acima de 10 litros de leite/dia.
O evento contou três estações, onde os palestrantes apresentaram os temas aos participantes. O médico veterinário da Emater/RO Dr. Amâncio Estevão, apresentou o tema Melhoramento Genético; o médico veterinário da empresa Ourofino, Jorge Luiz Fensterseifer, Manejo de Ordenha e a médica veterinária da Emater/RO Dra. Lorena Souza apresentou o terceiro tema Manejo de Pastagem e Nutrição Animal.
O responsável pelo escritório local da Emater/RO, Elias Monteiro falou da importância das parcerias firmadas para a realização do evento. Elias explicou que o objetivo maior do governo do Estado é apoiar e incentivar cada vez mais a agricultura familiar otimizando as alternativas viáveis para o melhoramento da produção o que fortalece a economia na cadeia produtiva.
A secretaria regional de Governo Maria Araújo ressaltou a importância do Dia de Campo, para o fortalecimento da pecuária leiteira na região central do Estado, para que o produtor rural possa acompanhar as novas tendências e as novas tecnologias. Ao final do evento o agricultor Sebastião Fernandes agradeceu a presença de todos e colocou a sua propriedade de 13 alqueires que é modelo para futuros eventos.
Veja Também
Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas
Prefeitura de Porto Velho decreta recesso administrativo entre 19 de dezembro e 4 de janeiro
Nova 364 presta 1,2 mil atendimentos na BR-364 na fase de testes