Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Embrapa identifica caso de ferrugem da soja em lavoura de Rondônia

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) confirmou o aparecimento do quarto foco de ferrugem da soja no Brasil na safra 2008/09 e o primeiro em uma lavoura comercial. O novo foco foi localizado em Rondônia, no município de Vilhena, região sul do Estado, em uma lavoura comercial, no estágio de desenvolvimento das vagens de soja. Com a identificação da doença, a Embrapa recomenda que sejam intensificados os trabalhos de monitoramento das lavouras para identificar a presença da doença nos estádios iniciais de infecção, para que seu controle com fungicidas seja realizado no momento correto.

O primeiro foco da safra 2008/09 foi identificado em Senador Canedo (GO), no dia 18 do mês passado. Além disso, a Embrapa confirmou também o surgimento da doença em Araruna (PR), em plantas voluntárias de soja e em Canarana (MT), em uma unidade de alerta.

O aparecimento dos focos de ferrugem nesta safra teve início na mesma época do que em safras passadas. Segundo os pesquisadores da Embrapa, os meses de dezembro e janeiro são os de maior número de relatos de ferrugem, porque é quando a soja entra no estágio de florescimento, fase mais favorável para infecções, e também porque é maior a freqüência de chuvas, o que facilita o desenvolvimento da doença.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6