Rondônia, 22 de dezembro de 2024
Geral

Embrapa identifica caso de ferrugem da soja em lavoura de Rondônia

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) confirmou o aparecimento do quarto foco de ferrugem da soja no Brasil na safra 2008/09 e o primeiro em uma lavoura comercial. O novo foco foi localizado em Rondônia, no município de Vilhena, região sul do Estado, em uma lavoura comercial, no estágio de desenvolvimento das vagens de soja. Com a identificação da doença, a Embrapa recomenda que sejam intensificados os trabalhos de monitoramento das lavouras para identificar a presença da doença nos estádios iniciais de infecção, para que seu controle com fungicidas seja realizado no momento correto.

O primeiro foco da safra 2008/09 foi identificado em Senador Canedo (GO), no dia 18 do mês passado. Além disso, a Embrapa confirmou também o surgimento da doença em Araruna (PR), em plantas voluntárias de soja e em Canarana (MT), em uma unidade de alerta.

O aparecimento dos focos de ferrugem nesta safra teve início na mesma época do que em safras passadas. Segundo os pesquisadores da Embrapa, os meses de dezembro e janeiro são os de maior número de relatos de ferrugem, porque é quando a soja entra no estágio de florescimento, fase mais favorável para infecções, e também porque é maior a freqüência de chuvas, o que facilita o desenvolvimento da doença.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Nota Legal premia 50 pessoas com meio milhão de reais em prêmios; veja vencedores

Rondônia completa 43 anos de criação com história marcada por ciclos econômicos e luta política

Nota de repúdio do Sinjur contra a Resolução 342/2024-TJRO

Dona de veículos flagrados várias vezes por excesso de peso na BR-364 faz acordo com o MPF