Rondônia, 08 de maio de 2024
Geral

Emissão de nova RG terá maior agilidade em Ji-Paraná

O processo de emissão do Registro Geral (RG), a popular Carteira de Identidade, será realizado em prazo menor na cidade de Ji-Paraná. Uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Identificação Civil e Criminal (IICC), permitirá que o documento seja liberado ao solicitante em no máximo 25 dias. Antes desta parceria, o prazo médio para a emissão do RG era de três meses.


Com o funcionamento dos novos pontos de identificação, o diretor geral do Instituto de Identificação Civil e Criminal, o datiloscopista Julio Casper, acredita que serão atendidos aproximadamente 250 pessoas por dia na cidade.

Em Ji-Paraná, os servidores municipais farão todos os procedimentos iniciais de inserção de dados no sistema eletrônico da Secretaria de Estado e Segurança Pública, o cadastramento e a identificação do cidadão. As informações serão enviados para Porto Velho onde os datiloscopistas da Polícia Civil farão a confecção e a emissão dos documentos.

Com o funcionamento dos novos pontos de identificação, o diretor geral do Instituto de Identificação Civil e Criminal, o datiloscopista Julio Casper, acredita que serão atendidos aproximadamente 250 pessoas por dia na cidade.

“Havia um grande gargalo em Ji-Paraná, pois tínhamos apenas um ponto de atendimento que funcionava no Shopping Cidadão, o que tornava o acesso muito restrito a população. Com os esses pontos em funcionamento, conseguiremos descentralizar esses serviços deixando-os mais próximos do cidadão e garantindo maior agilidade para a entrega do documento”, ressaltou Julio Casper.

Para o Secretário Municipal de Governo, Ari Saraiva, a parceria irá facilitar muito a vida dos cidadãos ji-paranaenses que terão acesso facilitado para obter a carteira de identidade. “O morador de Ji-Paraná precisará se deslocar menos e aguardará menos tempo para receber seu RG. Por isso, o prefeito Jesualdo decidiu pela parceria, disponibilizando toda a estrutura e servidores necessários para implantarmos os guinches de atendimento do IICC aqui em nossa cidade”, atestou o secretário.

Já o diretor geral da Polícia Civil, Elizeu Muller, ressaltou que a Polícia Civil, através do IICC, está trabalhando para reduzir ainda mais o tempo para emissão do documento de identificação. Conforme o diretor, já está em andamento o projeto para implantação em Rondônia da Carteira de Identidade Digital, o que permitirá que o documento seja entregue no máximo em sete dias.

“Há um esforço do IICC para implantar esse projeto já para o próximo ano. O Governador Confúcio Moura, tem esse intuito de tornar mais célere o atendimento e a emissão desses documentos em nosso Estado”, anunciou Elizeu Muller.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Arom lança campanha para arrecadar donativos para atingidos pela cheia no RS

Rondovisão investe em novo transmissor

Rio Madeira oscila em 9,12 metros, mas nível deve baixar mais

MP vai à Justiça contra Lei promulgada pela Câmara que libera funcionamento de clubes de tiro em qualquer horário e espaços em Porto Velho