Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Empenho de Expedito Júnior para solucionar caso Beron repercute nos estados


O empenho do senador Expedito Júnior (PR/RO) para que o Senado Federal apresentasse mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a continuidade do desconto da dívida do Beron repercute nos estados. O governador do Paraná, Roberto Requião, telefonou hoje para o senador em busca de informações sobre o caso e pediu cópia da ação apresentada pelo Senado.

No caso do Paraná, a União também não cumpriu resolução do Senado que previa a suspensão da dívida do Banestado e continuou a aplicar a multa de R$ 5 milhões por meio do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) no dia 10. O montante é cobrado desde 2003. No dia 19 de dezembro passado, mesmo dia da suspensão da dívida do Beron, o plenário também aprovou projeto de resolução determinando a suspensão do pagamento e a devolução de R$ 200 milhões já pagos. Na ocasião, o senador Osmar Dias (PDT/PR) apresentou emenda a projeto que suspendeu a dívida de Rondônia com a União relativa ao Beron.

No Rio Grande do Sul, onde o banco estadual também tem dívida da União, a notícia também tem repercutido. Expedito Júnior dará entrevista à Rádio Guaíba, na manhã de segunda-feira, para contar como conseguiu que o Beron tivesse a revisão da dívida autorizada.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6