Rondônia, 24 de dezembro de 2025
Geral

Empresa corta fornecimento de energia para bomba e causa falta de água há 6 dias em Calama

Há pelo menos 6 dias os moradores do distrito de Calama, localidade do baixo Madeira, estão sem água potável. A bomba do poço artesiano construído pela Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) teve seu fornecimento de energia cortado pela Energisa, que exige a cobrança de faturas em atraso. Os moradores não foram avisados e já chega há mais de uma semana a falta de água para mais de 700 residências, ou cerca de 4 mil pessoas. 

Na tarde desta segunda-feira, um grupo de moradores se reuniu e cobrou publicamente os vereadores, deputados estaduais e outros políticos eleitos com voto daquele distrito para interceder junto a Energisa e a Caerd. A companhia alega que não mandou e nem foi avisada pela empresa de energia. Mas a Energisa apresentou documentos avisando que iria cortar o fornecimento de energia.

A Caerd não se manifestou sobre o assunto. E a Energisa só restabelecerá a energia da bomba quando receber os atrasados.

Em nota, a Energisa explicou a situação: 

A Energisa esclarece que, atendendo um ofício da Caerd (Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia), efetuou o desligamento da Unidade Consumidora 20/307564-5, localizada no distrito de Calama.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sindsef-RO e Fonseca & Assis apresentam balanço de conquistas para servidores federais em 2025

Denunciados na Operação “Cruciatus” são condenados

Mais de 60 famílias do Morar Melhor recebem geladeiras e ventiladores econômicos da Energisa

Ações de fiscalização serão intensificadas até fevereiro de 2026 com integração das forças de segurança