Rondônia, 19 de dezembro de 2025
Geral

Empresa do ramo de navegação comemora crescimento recorde

Abertura comercial no Porto da Capital e novos investimentos realizados pela SC Transportes resultaram em um crescimento de 27% em 2013



“Fizemos parceria com grandes empresas marítimas e iniciamos esse projeto. Na época, transportávamos principalmente madeira. Toda exportação já saia liberada a partir do Porto de Porto Velho. Em Manaus era feito apenas o transbordo porque a mercadoria já estava liberada para exportação”, destacou.

Visionária, com o término das obras do gasoduto, em 2009, a Socorro Carvalho Transportes (SC), expandiu seu raio de atuação por ser conhecedora da posição estratégica que Porto Velho ocupa e da potencialidade da Hidrovia do Madeira. Conforme Gilberto Maciel, diretor da empresa, A SC resolveu operar com cargas embarcadas em contêineres para exportação.

“Fizemos parceria com grandes empresas marítimas e iniciamos esse projeto. Na época, transportávamos principalmente madeira. Toda exportação já saia liberada a partir do Porto de Porto Velho. Em Manaus era feito apenas o transbordo porque a mercadoria já estava liberada para exportação”, destacou.

INCENTIVO

Os negócios fluíam e a empresa estava disposta a fazer novos investimentos. Mas, para isso, era preciso superar alguns entraves de abertura comercial. Em 2012, a partir da gestão do advogado Ricardo Sá, que assumiu o cargo de diretor-presidente da Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia – SOPH, o cenário mudou e abriu-se um grande leque de oportunidades nos negócios.

Os novos ventos sopraram francos e favoráveis para o setor de navegação. “Nós notamos que o Ricardo Sá mantinha um bom relacionamento com o governador, políticos e empresários daqui e de todo o Brasil. E isso foi fundamental para impulsionar as atividades e permitir garantia aos investimentos”, disse Maciel.

A partir daí, a empresa teve a motivação necessária para dar passos mais largos. Começou a transportar, em contêineres, leite UHT de duas grandes empresas do setor para abastecer o mercado de Manaus e Boa Vista e a movimentar bebidas, direto da fábrica de Manaus, para Porto Velho, evitando, assim, vários transbordos. O contêiner sai da fábrica carregado e lacrado e só é aberto no destino final.

De acordo com o diretor da SC Transportes, a carga contêneirizada resultou na otimização do tempo de trabalho e evitou prejuízos.  No transporte de leite, por exemplo, a avaria, que atingia índices expressivos, caiu para zero. 

Os investimentos realizados pela empresa foram um marco histórico nas atividades desenvolvidas em Rondônia e mostraram-se positivas no fechamento do balanço anual da empresa que teve um salto de 27% em 2013. “Foi um crescimento fantástico se comparado a economia nacional. Nós acompanhamos o Estado de Rondônia que também teve um crescimento diferente dos demais”.

DESAFIO

Em 2014, o principal desafio da Socorro Carvalho é manter o superávit e a competividade nos negócios através de novos investimentos e participação ativa nas exportações.  “Nós temos parceria com as grandes companhias de navegação e chegamos em todos os mercados. Qualquer lugar do mundo onde tenha porto, a Socorro e Carvalho marca presença”.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo entrega CNH Social a 82 condutores em diversos municípios

Nova 364 conclui obras na junta da ponte do Rio Machado

Operação Audácia 7 cumpre 38 buscas e 23 prisões temporárias em Rondônia e outros dois estados

Com foco na segurança viária, governo de Rondônia promove curso de capacitação para mototaxistas