Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Encontro de Direito Médico debate responsabilidade médica no SUS

O VII Encontro de Direito Médico de Rondônia, que acontece na quarta-feira da próxima semana, dia 13, a partir das 14h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia, em Porto Velho, inseriu a responsabilidade do médico que atua no Sistema Único de Saúde na pauta. O evento é organizado pelo escritório Cândido & Henrique Advogados Associados, e abordará este e outros temas de relevância para o setor de Saúde.
“A responsabilidade médica junto ao SUS”, será abordada em palestra a ser ministrada pela promotora de Justiça da área de saúde do Ministério Público de Rondônia, Emilia Oiye.

Em seguida, sob a mediação do advogado Cândido Ocampo, haverá debate sobre o tema “A judicialização da medicina”. Com Emília, vão compor a mesa de discussão a também promotora de Justiça Rosângela Marsaro Protti, o desembargador do Tribunal de Justiça de Rondônia, Gilberto Barbosa Batista dos Santos, o presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Andrei Leonardo Freitas de Oliveira, e o secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Orlando Ramires. Após o debate, o público poderá fazer perguntas.

Considerando o público alvo - profissionais e acadêmicos de Medicina e de Direito -, Emília optou por abordar a responsabilidade médica no Sistema Único de Saúde. “Atuando no atendimento à população, estes profissionais acreditam não fazer parte do sistema. Minha abordagem vai mostrar que o SUS é solidário, pertence ao povo e todos têm participação importante”, disse.
Emília Oiye ressalta a dificuldade que o Ministério Público tem para atuar devido à lentidão da máquina pública. “Conseguimos alguns resultados positivos em casos pontuais; porém, naqueles casos coletivos, infelizmente existe demora na resposta por parte da gestão, ainda que se reconheça ser um serviço imprescindível para o cidadão”, comentou.

De acordo com o advogado Cândido Ocampo, coordenador do evento, o VII Encontro de Direito Médico de Rondônia, como nas edições anteriores, trará à pauta temas atuais e de interesse de toda a sociedade, principalmente na ênfase do exercício da medicina no serviço público e os desdobramentos éticos e jurídicos da relação médico-paciente também no setor privado.

Ocampo ressalta o apoio do Conselho Regional de Medicina do estado, da Seccional de Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil, da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), da Faculdade São Lucas e do Hospital Hosp-Cor. “Sem o apoio destas instituições, este evento não seria possível”, disse.

Mais informações e inscrição (gratuita) no site www.direitomedicorondonia.com

SIGA-NOS NO

Veja Também

Forças de segurança cumprem dezenas de mandados na oitava fase da Operação Audácia

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema