Energisa compartilha orientações de segurança com a rede elétrica durante reformas em casa

Atitudes de segurança são cruciais durante uma reforma em casa. E, pensando nisso, a Energisa compartilha algumas medidas preventivas importantes sobre os cuidados com a energia elétrica ao construir ou reformar um imóvel.
De acordo com o técnico de segurança do trabalho da empresa, Claudinês Duarte, o primeiro passo é contratar profissionais qualificados para que possam fazer todas as adequações e distribuições da rede elétrica na residência. Claudinês reforça ainda, algumas orientações, entre elas são:
• Em construções ou reformas, é importante manter uma distância mínima de até 3 metros da rede elétrica, especialmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro, andaimes, vergalhões, escadas e arames;
• Preste atenção à distância da rede elétrica em construções e manutenções de telhados;
• Ao instalar ou consertar antenas, tenha cuidado com a rede elétrica, escolhendo um local afastado dos fios.
• Planeje a colocação de andaimes, pois estes devem ficar distantes da rede de energia e devidamente sinalizados;
• Nunca manobre ou basculhe caminhões debaixo da rede elétrica;
• Nunca tente remover materiais em contato com a rede elétrica, pois podem conduzir eletricidade e causar acidentes;
• Mantenha a fiação fora do alcance de crianças e sempre utilize protetores de tomadas.
• Evite utilizar "benjamins" (também conhecidos como T) para ligar mais de um aparelho na mesma tomada, pois isso pode sobrecarregar a instalação elétrica, provocar curto-circuito e incêndios.
Em caso de choque elétrico dentro de casa, Claudinês reforça que não se deve tentar tocar na pessoa afetada. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para o serviço de emergência no 193.
“Para a Energisa, o primeiro valor é a vida, garantindo a segurança tanto de seus colaboradores próprios, prestadores de serviço e a população”, afirma Claudinês.
Para dúvidas ou serviços da Energisa, os clientes podem entrar em contato pelos canais de comunicação, seja por meio do telefone 0800 647 0120 , o call center, Whatsapp Gisa (69) 99358-9673, site oficial (energisa.com.br), e o aplicativo Energisa On, disponível para download no Google Play ou App Store.
Veja Também
Nível do rio Madeira em Porto Velho cai para menos de 16 metros após 41 dias
Enem: prazo para pedir isenção da inscrição é ampliado para 2 de maio