Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Energisa e Senai formam profissionais para atender demandas do setor elétrico em Rondônia

Uma parceria entre a Energisa e o Senai irá formais mais de 300 profissionais do setor elétrico, gerando novas e fundamentais oportunidades, dentre elas a modernização de três centros de treinamento, em Porto Velho, Vilhena e Ji-Paraná, através de investimento, somente em 2019, no programa denominado Escola de Energia, de aproximadamente R$ 1,3 milhão.

O convênio de qualificação profissional entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RO) e a Ceron-Energisa foi celebrado na terça-feira, no salão de convenções da Fiero, pelo presidente Marcelo Thomé e pelo diretor-presidente da Energisa Rondônia, André Theobald. O programa nasceu da parceria da Energisa com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e atende outros cinco estados onde a Energisa atua.

O diretor-Presidente da Energisa Rondônia, André Theobald acentuou que através do diálogo nascem as melhores parcerias e desta forma encontra-se solução para tudo e ressaltou a importância da valorização e do desenvolvimento da qualificação profissional da região para apoiar os desafios da Energisa e do potencial de crescimento do estado.

“Este diálogo com a Energisa iniciou em 2015 e hoje aqui estamos trazendo à realidade esse convênio que é uma oportunidade de contribuir, não apenas para o desenvolvimento econômico, mas confirmando o compromisso com o desenvolvimento de pessoas através de investimentos voltados à qualificação profissional”, disse o gerente executivo da Unidade de Relações com o Mercado da CNI, Paulo Freitas. Para a CNI, parcerias com empresas com credibilidade e o porte da Energisa, são fundamentais. “Parabéns ao presidente da Fiero, Marcelo Thomé, líder à frente de uma federação ativa e que trabalha e contribui para o desenvolvimento socioeconômico de Rondônia, fortalecendo a indústria e o setor produtivo e, também, aos perceiros da Energisa”, realçou Paulo Freitas.

Segundo o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, a parceria constitui uma excelente oportunidade, pois este é o primeiro contrato da base nacional assinado pela instituição, que a coloca em outro patamar na indústria nacional, aumentando a responsabilidade em Rondônia com a parcela que cabe à Federação para o desenvolvimento econômico e formação profissional de mão de obra a nível nacional. “A ideia é aumentar a oferta de cursos de qualificação profissional em Rondônia através do Senai, principalmente visando a formação de 300 novos eletricistas e 60 técnicos para atender a demanda crescente do setor elétrico”, argumenta. O líder empresarial afirma que os investimentos também irão garantir a modernização dos laboratórios utilizados por professores e alunos, a atualização dos educadores do Senai e transferências do conhecimento técnico da Energisa. “Estes novos profissionais formados pelo Senai, sempre que houver vagas, poderão ser contratados pela própria Energisa”, reiterou.

O superintendente regional do Sesi-IEL e diretor do Senai Rondônia, Alex Santiago, enfatiza que a expectativa é contribuir para a formação de mão de obra para atender as demandas da Energisa, que chega como parceira do Sistema Fiero e principalmente do estado e da população de Rondônia. O objetivo é melhorar a entrega de energia de mais qualidade à população. Isso vai permitir o avanço e o crescimento da indústria e o Senai é peça fundamental neste processo formando mão de obra para que este investimento seja possível. É o compromisso do Sistema Indústria nacional com o desenvolvimento de Rondônia a partir da Fiero e do Senai. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6