Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Energisa reforça orientações de segurança durante o período de chuvas em Rondônia

|
da Assessoria

O período de chuvas intensas em Rondônia, especialmente entre setembro e outubro, aumenta os riscos para a população e para a rede elétrica devido à alta incidência de raios, fortes rajadas de vento que podem chegar a 100 km/h e até chuvas de granizo. Para reduzir acidentes e preservar vidas, a Energisa reforça orientações de segurança que devem ser adotadas durante tempestades.

Segundo dados da plataforma NetClima, em 2024, mais de 840 mil raios atingiram o solo rondoniense nesse intervalo, um aumento de 772% em relação à média dos outros meses do ano, que registraram cerca de 96 mil ocorrências. O cenário reforça a necessidade de prevenção e atenção redobrada.

Entre as recomendações da Energisa estão:

“A orientação é clara: ao identificar cabos rompidos ou qualquer situação de risco envolvendo a rede elétrica, a conduta correta é manter distância e acionar a Energisa. Nossas equipes são treinadas para atuar com segurança e agilidade nessas situações”, destaca Jucilene Dias, coordenadora de Segurança da Energisa Rondônia.

Plano de contingência

A Energisa monitora o clima em tempo real por meio do Centro de Operações para atuação de forma rápida com o objetivo de trazer o mínimo de impacto para o cliente. A distribuidora tem aplicado seu plano de atendimento em situações de contingências, que contemplam desde ações que antecedem o período chuvoso como a realização de inspeções, intensificação das manutenções preventivas, assim como o reforço de equipes para atuação neste período.

A empresa orienta que, em qualquer ocorrência relacionada à rede elétrica, a população utilize exclusivamente os canais oficiais de atendimento ou acione o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Central de Atendimento: 0800 647 0120 (24 horas, ligação gratuita)

WhatsApp Gisa: (69) 99358-9673

Aplicativo Energisa On: disponível para Android e iOS

Agência Digital: www.energisa.com.br

SIGA-NOS NO

Veja Também

Briga entre duas mulheres termina com prisão no Centro de Porto Velho; PM usou gás de pimenta na ação

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento