Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Entidades sindicais cobram da bancada posicionamento sobre a PEC da Reforma da Previdência

Uma reunião conjunta, realizada na manhã desta segunda-feira pelos sindicatos unificados e movimentos sociais, pretendia ouvir os parlamentares da bancada federal de Rondônia sobre a Proposta de Emenda Constitucional 60, da Reforma da Previdência. A reunião ocorreu na Sede do Sintero, em Porto Velho e contou a presença de representantes de vários seguimentos da sociedade, inclusive de caranas municipais.

“Mais uma vez estamos dizendo aos nossos parlamentares que é preciso que a bancada de Rondônia conteste vários pontos da Reforma da Previdência, se não ela toda. O Governo Federal elegeu a reforma como a salvação da economia do pais. “Será que retirando recursos financeiros dos menos favorecidos, vai resolver o problema do país?”, indagou Abson Praxedes, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado de Rondônia – Sindsef.

O presidente recordou ainda que em 2017, quando foi apresentada a reforma foram realizados vários movimentos contra a Reforma da Previdência e de forma positiva ao enfrentamento, a reforma foi arquivada no Congresso. Agora, o atual Governo quer novamente aprovar a reforma, chamando a de “Nova Previdência” e mais uma vez atacando direitos já conquistados dos trabalhadores brasileiros.

Para possibilitar a participação dos três senadores e 8 deputados (as) federais, o Fórum dos Trabalhadores de Rondônia protocolou convite no dia 04 de junho, estipulando ainda a data de 24 de junho, numa segunda-feira, para realizar a reunião conjunta, uma vez que comumente todos os parlamentares se encontram no estado.

Apenas o deputado federal Mauro Nazif compareceu ao evento e se manifestou contrario a aprovação da reforma proposta por entender que a PEC prejudica apenas algumas categorias, adia e impede a aposentaria de alguns trabalhadores. Os deputados federais, Léo Moraes, Expedito Neto e Jaqueline Cassol justificaram a ausência.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governo sorteia R$ 500 mil em prêmios do programa Nota Legal

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema