Rondônia, 16 de novembro de 2024
Geral

EPILEPSIA EM DEBATE - Por Edmilson José de Matos Fonseca

Uma nova coluna semanal vai discutir a Epilepsia. A abordagem será feita pelo procurador de Justiça do Ministério Público de Rondônia, Edmilson José de Matos Fonseca. Veja o que diz o autor na apresentação do projeto:



As pessoas com Epilepsia buscam participação no processo jurídico-social e pedem proteção contra o preconceito e a discriminação.

Minha modesta intenção não é fazer ciência, mas mantê-lo informado sobre a Epilepsia.

As pessoas com Epilepsia buscam participação no processo jurídico-social e pedem proteção contra o preconceito e a discriminação.

O papel da imprensa nesse processo é de capital importância – para informar – que as pessoas com epilepsia, são seres humanos comuns, que tem direito à proteção e respeito como qualquer cidadão, dignamente considerado.

Preocupada com a situação das pessoas com epilepsia no mundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, lançou uma Campanha Global denominada “Epilepsia Fora das Sombras”, que tem como finalidade principal criar um modelo de atendimento integral aos pacientes com epilepsia, bem como melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares.

Cuida-se, portanto, de um tema de direitos humanos, que diz respeito à sociedade e ao Estado, por força da Carta da República, consagradora da dignidade da pessoa humana, como fundamento do Estado Democrático de Direito.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Síntese Histórica: Entre crendices e a ciência

Uma pergunta que todos fazem: o que é epilepsia?

Como devem ser os primeiros socorros durante uma crise

As causas e os fatores desencadeantes das crises epiléticas

Algo não vai bem com o cérebro: os diversos tipos de ataque

Como deve ser o tratamento das crises

Mesmo com novas drogas, medicamentos antigos não podem ser desprezados

Escola precisa manter informações seguras sobre a doença