Rondônia, 10 de dezembro de 2025
Geral

Equipe do Conselho Nacional de Justiça chega a Porto Velho

Uma equipe do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) chega nesta segunda-feira a Porto Velho, onde vai apurar a situação do sistema carcerário do estado de Rondônia. As condições degradantes a que estariam submetidos presos da Penitenciária Urso Branco levou a Procuradoria-Geral da República a pedir a intervenção federal no Estado.



Intervenção federal

Estão previstas reuniões com representantes do Tribunal de Justiça, da Vara de Execuções Penais, do Ministério Público Federal e Estadual, do governo de Rondônia e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Intervenção federal

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, solicitou na última terça-feira (7) que o STF determine uma intervenção federal em Rondônia por violação a direitos humanos no presídio Urso Branco.

Souza classifica como uma "calamidade" a situação no presídio. Segundo ele, "nos últimos oito anos contabilizaram-se mais de cem mortes e dezenas de lesões corporais [contra presos], fruto de motins, rebeliões entre presos e torturas eventualmente perpetradas por agentes penitenciários".

Construído no final da década de 90 para abrigar presos provisórios, o presídio Urso Branco teve de acolher presos condenados. Considerada a maior unidade prisional da região Norte, a penitenciária tem capacidade para 420 internos, mas abriga mais de mil, segundo o STF.

O procurador-geral disse que entidades não-governamentais acionaram a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da OEA (Organização dos Estados Americanos), que desde 2002 recomenda medidas com o intuito de solucionar a situação do presídio, mas que muito pouco foi modificado.

A Comissão Especial do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, composta por representantes do governo federal, estadual e por representantes de entidades não-governamentais e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), se reúne a cada dois meses para monitorar as atividades do presídios e cobrar providências.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Tribunal de Justiça manda soltar ex-servidor da Assembleia envolvido em esquema de fantasmas e empréstimos

Governo injeta mais de R$ 131 milhões na economia com pagamento da segunda parcela do 13º salário

Energisa alerta sobre riscos de sobrecarga no uso inadequado de equipamentos eletrônicos

Nova 364 avança com obras na BR-364