Escolas cívico-militares de Rondônia recebem certificação do Ministério da Educação
Na terça-feira (7), os diretores de quatro escolas cívico-militares de Rondônia participaram do encontro de Replanejamento do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim e da XVI Capacitação das Escolas Cívico-Militares – Ecim, em Brasília. Duas escolas receberam certificação de níveis básico e intermediário. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa junto à adesão do Governo de Rondônia.
Receberam a certificação, as escolas Irmã Maria Celeste de Guajará-Mirim, em nível básico e, pela segunda vez, a escola Ulisses Guimarães de Porto Velho, nível intermediário. A certificação é emitida pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e Universidade de Brasília – Ibict.
As escolas cívico-militares Professor Daniel Neri da Silva e Getúlio Vargas, também participaram da capacitação.
Na ocasião, foi lançado o e-book do Pecim, com a participação de especialistas e diretores. A estudante Sara Garcia Teles, da Escola Estadual Ulisses Guimarães de Porto Velho foi convidada pelo Ministério da Educação e esteve presente para cantar o Hino Nacional, na abertura do evento.
A titular da Secretaria de Estado da Educação, Ana Lúcia Pacini, marcou presença e foi homenageada pelo sucesso do Pecim em Rondônia. “As escolas cívico-militares resgatam a consciência cívica dos estudantes, os valores e disciplina através de um trabalho focado no planejamento e na gestão de excelência. Portanto, é uma honra receber esta menção de reconhecimento”, destacou.
Gilson Passos de Oliveira, o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação – Decim, agradeceu a parceria que tem recebido da atual gestão. “Agradeço a parceria com o Governo de Rondônia que não mediu esforços para mandar sua comitiva ao evento. Agora o desafio é implantar mais 200 escolas em todo o Brasil”, destacou o diretor.
Durante o encontro houve debate sobre a importância da educação, em valores na construção do projeto de vida dos alunos. Além disso, também foi abordado sobre o papel da certificação como princípio norteador da política educacional e a importância da atuação dos secretários de Educação no regime de colaboração na implantação do programa, entre outros.
O evento contou com a participação do Ministro da Educação, Victor Godoy; do Diretor da Decim, Gilson Passos de Oliveira; da secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini; da Coordenadora Regional de Educação de Porto Velho, Ana Cristina Leandro; e dos diretores das escolas cívico-militares de Rondônia.
Veja Também
STF na Escola chega a Porto Velho
Prefeitura da capital leva serviços de vacinação humana e animal ao Orgulho do Madeira
Decoração de Natal: segurança é fundamental para evitar acidentes e economizar energia