Rondônia, 22 de dezembro de 2025
Geral

Espigão do Oeste vive crise hídrica e 25 mil estão sem água potável

Cerca de 25 mil pessoas estão sem abastecimento de água potável em Espigão do Oeste. A Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd) foi obrigada a desligar os sistemas de captação em razão da seca do rio Palmeiras. A prefeitura criou um Comitê de Gestão de Crise Hídrica e decretou Estado de Calamidade Pública, reconhecida pela Assembleia Legislativa na última semana. No sábado e domingo, caminhões-pipa da Caerd socorreram os moradores com apoio de prefeituras de municípios vizinhos. 

Na sexta-feira, o prefeito Weliton Pereira Campos convocou a primeira reunião do comitê de crise. O encontro reuniu representantes do município, Câmara de Vereadores, Ordem dos Advogado do Brasil (OAB) Rondônia, e o presidente da Caerd, Cleverson Brancalhão. 

O objetivo foi definir estratégias e ações para manter as operações essenciais de fornecimento de água durante o período de emergência. Entre os temas envolvidos, discutiu-se a distribuição de água por meio de caminhões-pipa e a distribuição de água mineral potável para consumo humano durante a fase crítica.

O prefeito solicitou o comprometimento do comitê na gestão dos recursos financeiros, na identificação de estratégias locais para a distribuição de água e no apoio de estudos sobre o uso de poços artesianos existentes, bem como na possibilidade de perfuração de novos poços. Além disso, foi salientada a importância da manutenção da comunicação com os órgãos de controle, como o Tribunal de Contas, o Ministério Público e a sociedade.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6