Rondônia, 16 de novembro de 2024
Geral

Esporte: encontro de gestores inicia neste sábado com mais de 80 inscritos

Mais de 80 agentes públicos dos 52 municípios do Estado confirmaram presença no I Encontro de Gestores Municipais de Esporte de Rondônia neste sábado, 04, no Teatro Banzeiros em Porto Velho. A organização do evento é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), cuja titular Ivonete Gomes, anunciou a vinda de Próspero Paoli, coordenador metodológico de futebol de base do clube Corinthians. O profissional possui um currículo rico em experiências na área educacional do esporte, e é instrutor da Conmebol e CBF, passando mais de 35 anos como professor da Universidade Federal de Viçosa (MG).

O encontro, que se estende até domingo, 05, inicia com a palestra do técnico Guilherme Jaquini, superintendente municipal de Licitações de Porto Velho. Ele abordará o tema “Nova Lei de Licitações: O que Muda nas Carons/Adesões”. Em seguida, a secretária Ivonete Gomes e o superintendente da Sejucel, Júnior Lopes, conduzem o tema: “Gestão Pública do Esporte. Debate: Qual o Papel dos Municípios, do Estado e da União”. Júnior é ex-jogador profissional, e Ivonete é formada em Gestão Pública e tem MBA em Accountability, Governabilidade e Governança Pública.

Os debates da manhã serão concluídos com o tema “O Desafio da Continuidade das Escolinhas de Iniciação: Programa Talentos do Futuro”, conduzido pela técnica Bianca Veronese e o secretário-adjunto da Semes, Edilson Pacheco, servidor de carreira há 35 anos no município de Porto Velho. O Talentos do Futuro é o projeto de iniciação esportiva modelo implantado em 2017 na gestão do prefeito Hildon Chaves. 

Troca de experiências

Próspero Paoli fala no período da tarde sobre a “Concepção, Implantação, Treinamento e Desenvolvimento Metodológico para Escolinhas de Futebol nos Municípios”. Próspero, que tem Doutorado pela Universidade Gama Filho, trocará experiências com os gestores sobre a metologia das escolinhas que poderá ser implantadas no poder público, utilizando sua vasta experiência na iniciativa privada em grandes clubes, a exemplo do Cruzeiro, Vasco da Gama, Corinthians e até na Seleção Brasileira de futebol masculino. 

A programação do dia se encerra com as palestras “Como driblar a falta de profissionais nas escolinhas”, dirigida por Hugo Estrozi da Autarquia de Pimenta Bueno, e o tema “JIR e demais atividades do Estado para 2023”, que será realizada por técnicos da Sejucel.

No domingo, o encontro prossegue com a palestra “Viver Ativo: como a Educação Física orientada está mudando a vida dos idosos” conduzida pela técnica Patrícia Maus. Em seguida, o ex-jogador profissional Heldelson Souza apresenta o Projeto Copa Zico, cujas especificidades serão debatidas por Ivonete Gomes, Edilson Pacheco e Júnior Lopes com a participação dos organizadores da competição direto do Rio de Janeiro através de aplicativo. Ao final do evento, os participantes ganharão certificação. 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate

Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida

Portal jurídico nacional revela pesquisa e aponta ampla vantagem de Márcio Nogueira na disputa pela OAB-RO

Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10