Esporte: encontro de gestores inicia neste sábado com mais de 80 inscritos
Mais de 80 agentes públicos dos 52 municípios do Estado confirmaram presença no I Encontro de Gestores Municipais de Esporte de Rondônia neste sábado, 04, no Teatro Banzeiros em Porto Velho. A organização do evento é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), cuja titular Ivonete Gomes, anunciou a vinda de Próspero Paoli, coordenador metodológico de futebol de base do clube Corinthians. O profissional possui um currículo rico em experiências na área educacional do esporte, e é instrutor da Conmebol e CBF, passando mais de 35 anos como professor da Universidade Federal de Viçosa (MG).
O encontro, que se estende até domingo, 05, inicia com a palestra do técnico Guilherme Jaquini, superintendente municipal de Licitações de Porto Velho. Ele abordará o tema “Nova Lei de Licitações: O que Muda nas Carons/Adesões”. Em seguida, a secretária Ivonete Gomes e o superintendente da Sejucel, Júnior Lopes, conduzem o tema: “Gestão Pública do Esporte. Debate: Qual o Papel dos Municípios, do Estado e da União”. Júnior é ex-jogador profissional, e Ivonete é formada em Gestão Pública e tem MBA em Accountability, Governabilidade e Governança Pública.
Os debates da manhã serão concluídos com o tema “O Desafio da Continuidade das Escolinhas de Iniciação: Programa Talentos do Futuro”, conduzido pela técnica Bianca Veronese e o secretário-adjunto da Semes, Edilson Pacheco, servidor de carreira há 35 anos no município de Porto Velho. O Talentos do Futuro é o projeto de iniciação esportiva modelo implantado em 2017 na gestão do prefeito Hildon Chaves.
Troca de experiências
Próspero Paoli fala no período da tarde sobre a “Concepção, Implantação, Treinamento e Desenvolvimento Metodológico para Escolinhas de Futebol nos Municípios”. Próspero, que tem Doutorado pela Universidade Gama Filho, trocará experiências com os gestores sobre a metologia das escolinhas que poderá ser implantadas no poder público, utilizando sua vasta experiência na iniciativa privada em grandes clubes, a exemplo do Cruzeiro, Vasco da Gama, Corinthians e até na Seleção Brasileira de futebol masculino.
A programação do dia se encerra com as palestras “Como driblar a falta de profissionais nas escolinhas”, dirigida por Hugo Estrozi da Autarquia de Pimenta Bueno, e o tema “JIR e demais atividades do Estado para 2023”, que será realizada por técnicos da Sejucel.
No domingo, o encontro prossegue com a palestra “Viver Ativo: como a Educação Física orientada está mudando a vida dos idosos” conduzida pela técnica Patrícia Maus. Em seguida, o ex-jogador profissional Heldelson Souza apresenta o Projeto Copa Zico, cujas especificidades serão debatidas por Ivonete Gomes, Edilson Pacheco e Júnior Lopes com a participação dos organizadores da competição direto do Rio de Janeiro através de aplicativo. Ao final do evento, os participantes ganharão certificação.
Veja Também
Márcio Nogueira lamenta recusa de seu adversário em participar de debate
Exames de rotina são essenciais para prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida
Comissão eleitoral manda cessar ataques de advogado que difundiu ódio contra a chapa 10