Rondônia, 12 de janeiro de 2025
Geral

Esporte, música e belas paisagens devem atrair cerca de 10 mil turistas para festival de praia em Jaci-Paraná

Em coletiva nesta quarta-feira (18), a Prefeitura de Porto Velho informou que Jaci-Paraná deve receber cerca de 10 mil turistas nos dias 28 e 29 de outubro quando ocorre no distrito o festival de praia. A expectativa é de fomentar o turismo, aquecer a economia local além de tornar mais fácil o acesso à localidade. O festival será recheado de atrações, como música, danças e torneio de vôlei de futvôlei, coordenado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes).

Os organizadores principais do festival, os secretários da Semes, Ivonete Gomes, e da Subsecretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), Júlio César Siqueira, afirmam que tudo está sendo preparado para fazer com que a data fique no calendário dos eventos de Porto Velho.

“O festival de praia tem a ideia de fomentar turismo local, desenvolver o comércio na região e aquecer a economia. Estamos fazendo um cadastro com os ambulantes para permitir somente aos comerciantes do distrito trabalhando nos dois dias de festa”, diz o secretário Julio César Siqueira. A equipe da Semdestur já está no distrito fazendo o cadastro dos comerciantes interessados.

Com atuação intensa em vários bairros da área urbana de Porto Velho, assim como nos distritos, a Semes também encabeça a organização do evento e levará dois torneios para festival. “Porto Velho tem se mostrado um celeiro de bons atletas. Então serão levado os torneios de vôlei e futvôlei, fazendo com o esporte seja uma forma de geração de renda em todos os locais por onde passa. Durante o dia, a Semes vai colocar também a tradicional Rua de Lazer, como novos brinquedos. Serão dois dias de recreação, dois dias de esportes, aulas de educação física, zumba e muita aula de dança, bem divertida para todas as famílias”, diz a secretária Ivonete Gomes, ressaltando que haverá ainda área separada para camping, estacionamento, “tudo bem organizado para atender o público”.

Ainda conforme a secretária, os torneios começam no sábado, primeiro dia de festival. Para o vôlei haverá as categorias feminino e masculino. No total, serão 35 partidas. Os campeões serão conhecidos no domingo. Já o futvôlei terá apenas jogos com equipes masculinas que começam e terminam no sábado. A premiação total de será de R$ 6,5 mil.

Já as atrações musicais ficam por conta da dupla sertaneja Adilson e Túlio, do Forró dos 3 e o pagode do Kizomba.

Para o prefeito Hildon Chaves o festival é uma forma que a prefeitura vislumbra para tornar o distrito mais atrativo, uma vez que sofreu fortes impactos com a implantação das usinas do Rio Madeira. “Jaci-Paraná está encolhendo. Recentemente, por uma decisão da Agência Nacional de Águas (ANA), foi aumentada a área de remanso, e isso significa que mais 250 famílias serão indenizadas. E essas famílias vão pegar o recurso e ir embora e o distrito perde, o comércio perde, são menos 250 famílias trabalhando e consumindo. O festival é uma tentativa de fomentar o turismo porque vemos como alternativa para minorar os impactos. A região é belíssima!”, afirma o prefeito.

Para garantir a segurança dos turistas, jogadores e de todos que estarão aproveitando o festival de praia, a Defesa Civil Municipal, Delegacia Fluvial, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar estão presentes em Jaci-Paraná. “A Defesa Civil, com apoio da Marinha, vai delimitar a área de banhistas com boias, para separar as embarcações dos banhistas”, diz Marcelo Santos, diretor da Defesa Civil.

Nos dias do festival também haverá transporte privado para o distrito. A demanda está sendo apurada e as empresas estão sendo cadastradas pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran). A quantidade e os horários ainda não foram informados.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Semes e Semdestur anunciam Festival de Praia de Jaci-Paraná com torneio de esportes, música e atrações para as crianças

Flutuante Jaci comemora Dia das Crianças com campeonato de “pesca e solte”

Número 192 está temporariamente inoperante em Porto Velho; veja como acionar

Decreto oficializa o Plano Emergencial de Limpeza Urbana em Porto Velho