Esquadrilha da Fumaça se apresenta sábado em Porto Velho; Fotos
No próximo final de semana, dia 8, acontecerá o Sábado Aéreo 2017, na Base Aérea de Porto Velho, que desde o dia 1º de fevereiro deste ano passou ser chamada Ala 6. A mudança, segundo o coronel aviador da Força Aérea Brasileira, Célio Otávio Araújo Galvão, faz parte de uma reestruturação completa da instituição em todo o país.
O projeto Rondon é interministerial, capitaneado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o governos estaduais e municipais, e ainda com instituições de ensino superior públicas e privadas, e tem a intenção de atrair estudantes com conhecimentos e habilidades para aplicar em comunidades mais carentes, buscando o desenvolvimento sustentável.
Este ano, após seis anos sem apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia de portões abertos em Porto Velho, este ano a população poderá assistir ao show acrobático das aeronaves que compõe a esquadrilha, mostrando toda a técnica e beleza da capacidade aérea dos aviadores do Esquadrão de Demonstração Aéreo. “Não há uma agenda pré-definida. Este ano eles atenderam nosso chamado, e está vindo também em função das comemorações do cinquentenário do projeto Rondon, que acontece este mês”, completou coronel Galvão.
O projeto Rondon é interministerial, capitaneado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o governos estaduais e municipais, e ainda com instituições de ensino superior públicas e privadas, e tem a intenção de atrair estudantes com conhecimentos e habilidades para aplicar em comunidades mais carentes, buscando o desenvolvimento sustentável.
“Nós vamos aproveitar o evento para expandir a campanha que já estamos realizando internamente, com a arrecadação de alimentos não perecíveis que serão doados para entidades filantrópicas, ainda não selecionamos quais serão as beneficiadas, mas em breve faremos essa doação, e todos estão convidados a participar e doar”, declarou o coronel aviador.
A expectativa de público está sendo prevista pelo histórico de eventos anteriores, esperando a visitação de 20 mil pessoas na tarde de sábado. Os portões serão abertos às 13 horas, e a apresentação da Esquadrilha da Fumaça será às 16 horas. O evento será encerrado às 18 horas. “É importante alertar para que os participantes não deixem para chegar muito em cima da hora, o estacionamento interno estará aberto para o público, com entrada gratuita, e nós estamos organizando o espaço de forma que não haja tumulto”.
Além do show acrobático das aeronaves, os visitantes poderão conhecer o helicóptero russo de ataque, batizado como AH-2 Sabre, um dos mais bem conceituados do mundo, e a Ala 6 é a única do Brasil que trabalha com essas aeronaves. Também tem o A-29 Super Tucano, que é a aeronave que faz a defesa da fronteira seca. Serão apresentados ainda o C-98, aeronave de transporte leve, o Cargueiro C-130, de cargas pesadas, e vários outros meio aéreos utilizados pela instituição.
Sobre o trabalho desenvolvido na capital, a Ala 6 faz parte de um sistema de defesa da Força Aérea, e a vigilância da fronteira está ainda mais acirrada, atualmente com a operação Ostium, intensificando o emprego da força na segurança da região fronteiriça. “Estamos combatendo ilícitos transfronteiriços, e a Ala 6 está atuando firme em suas atribuições”, concluiu o coronel Galvão.
Veja Também
Esquadrilha da Fumaça retorna a Porto Velho durante comemoração dos 150 anos do pai da aviação
Médica Delma Neves encerra 2024 com aprovação na Associação Brasileira de Nutrologia
Nota Legal premia 50 pessoas com meio milhão de reais em prêmios; veja vencedores
Rondônia completa 43 anos de criação com história marcada por ciclos econômicos e luta política