Rondônia, 03 de fevereiro de 2026
Geral

Estado de Rondônia completa 41 anos de criação nesta quinta-feira

Rondônia é um dos estados mais jovens do Brasil, completa nesta quinta-feira (22), 41 anos de criação, conforme Lei Complementar n° 41, de 22 de dezembro de 1981. Vive em pleno desenvolvimento, sendo o Estado com triplo “A” em solidez fiscal, na avaliação do Tesouro Nacional, ou seja, tem uma economia forte. O Estado possui a menor taxa de desemprego da região Norte e a terceira menor do País, sendo reconhecido por investidores como novo polo de negócios do Brasil.

‘‘Rondônia avança para cumprir o propósito pelo qual foi criado: se tornar um Estado pujante no Norte do País. O Governo de Rondônia está trabalhando intensamente para o progresso do Estado, com implantação de políticas públicas que resultem em serviços e obras que de verdade atendam às necessidades da população, trazendo mais qualidade de vida e desenvolvimento. Rondônia está no caminho para se transformar no melhor lugar para se viver e trabalhar do Brasil’’, considerou o governador Marcos Rocha.

Transformação

Foi com essa determinação de criar uma unidade federativa pujante, que o coronel Jorge Teixeira de Oliveira trabalhou na missão de transformar o então Território Federal de Rondônia, em Estado; objetivo alcançado em 22 de dezembro de 1981. A instalação do Estado ocorreu em 4 de janeiro de 1982, data marcada para a posse do governador, Jorge Teixeira de Oliveira, que estruturou de forma administrativa e política o futuro Estado. O nome do Estado faz homenagem ao Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, responsável por tirar do isolamento a região Norte, interligando através da linha telegráfica, ao restante do País.

Os traçados abertos pela linha telegráfica, sugerido por Roquete Pinto em 1916, como “Estrada do Rondon”, deu origem à BR Mato Grosso/Amazonas, depois Brasília/Acre e finalmente BR-364,  e ao longo do seu trajeto nasceram os povoados, que se transformaram em cidades. Um dos grandes feitos do início da trajetória de Rondônia foi o asfaltamento da BR-364, espinha dorsal da logística no Estado.

Na época da criação, na década de 80, Rondônia já era composto por Porto Velho, Guajará-Mirim, Cacoal, Ariquemes, Ji-Paraná, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Presidente Médici, Ouro Preto do Oeste e Costa Marques. O crescimento de Rondônia foi possível devido aos ciclos econômicos aqui gerados: Ciclo da Borracha – Ciclo da Cassiterita – Ciclo do Ouro e da Agricultura.

Oportunidades

Rondônia possui 52 municípios, e tem cerca de 1,8 milhão de habitantes. É um dos estados com mais culturas indígenas, possui 54 etnias. Também tem a presença de quilombolas e de pessoas de vários cantos do País e do mundo, que chegaram em busca de oportunidades. Tem no agronegócio sua grande força, especialmente na produção do café, leite, grãos, peixes e a pecuária, e está impulsionando a industrialização. Rondônia é um Estado geoestratégico no Brasil, pois está localizado na Amazônia Legal e faz fronteira com a Bolívia, bem no centro da América do Sul.

Aos 41 anos, Rondônia mostra a força que tem como um gigante de oportunidades e uma terra fértil para prosperar grandes negócios. Com uma economia cada vez mais sólida; sinaliza para a população que a melhoria da qualidade de vida é prioridade, para que a população seja tratada cada vez mais com respeito e dignidade, e que o Estado seja sempre motivo de orgulho.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Rondônia completa 42 anos de criação nesta sexta-feira

Prefeitura notifica empresa e suspende taxa de estacionamento na rodoviária

Últimos detalhes são definidos para os desfiles dos blocos de rua na capital

Carnaval de Porto Velho terá QR Code para identificar crianças no Curumim Folia