Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Estado e motorista são condenados a indenizar duas irmãs por acidente

O estado de Rondônia e o motorista Sidnei Benício da Silva, do Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia (DER/RO), foram condenados a pagar, solidariamente, a indenização por danos morais a duas irmãs, que tiveram a mãe morta em um acidente automobilístico numa estrada vicinal. O valor é de 80 mil reais, divido entre estado e motorista.

A decisão foi dos desembargadores da 2ª Câmara Especial do Tribunal de Justiça de Rondônia, que mantiveram a sentença condenatória do juízo de 1º grau (fórum judicial), com relação ao valor da indenização. A decisão colegiada foi conforme o voto do relator, desembargador Roosevelt Queiroz Costa.

A alegação da defesa do estado de Rondônia de que o motorista é funcionário Departamento de Estradas e Rodagens de Rondônia (DER/RO) e de que o DER tem personalidade própria, por ser uma autarquia, assim como a de que a culpa do acidente foi da vítima, não convenceu os desembargadores.

Na análise processual, segundo o voto do relator, foi constatado que o motorista tinha vínculo com o estado de Rondônia. Por outro lado, a alegação de que o motorista trafegava em baixa velocidade na estrada vicinal, devendo, por isso, ser reconhecida a culpa da vítima, também não foi convincente, uma vez que o motorista, sobre o mesmo caso, porém, na esfera criminal, foi condenado por homídio culposo à pena de 2 anos de detenção, em regime semiaberto.

Para o relator, “a fixação do valor indenizatório deve atender aos fins a que se presta a indenização, considerando a condição econômica da vítima e do ofensor, o grau de culpa, a extensão do dano, a razoabilidade, proporcionalidade e a finalidade da sanção reparatória”.

A decisão colegiada ocorreu na sessão de julgamento realizada nessa terça-feira, 5. Os desembargadores Walter Waltenberg Junior e Eurico Montenegro Junior acompanharam o voto (decisão) do relator, desembargador Roosevelt Queiroz.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6