Estado inicia vacinação contra febre aftosa nesta quarta
Não vacile, vacine. Com este slogan começa oficialmente nesta quarta-feira a 25° campanha vacinação contra a febre aftosa em todo o estado de Rondônia. Os criadores de gado vão ter até o dia 15 de novembro - 30 dias após o início da vacinação - para imunizar todo o rebanho. A cerimônia de lançamento aconteceu no último sábado, em Buritis.
O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia - Idaron, Augustinho Pastore afirma que essa campanha pode atingir 100% do rebanho rondoniense, o que representa quase 11 milhões de cabeças de gado.
Tenho certeza que os nossos 80 mil pecuaristas vão nos ajudar a fazer de Rondônia o segundo estado brasileiro a ficar livre da febre aftosa sem vacinação. Já são quase 10 anos que não se tem nenhuma notificação da doença no Estado, afirmou.
A garantia de 100% da vacinação da febre aftosa se deve a estrutura que o governo coloca a disposição dos produtores. Os 52 municípios de Rondônia possuem 75 escritórios da Agência de Defesa e 14 postos de fiscalização fixos, fora os postos itinerantes que vão até propriedades rurais fiscalizar e dar o apoio necessário para os criadores. Vamos até mesmo atravessar a fronteira do Brasil com a Bolívia para vacinar o gado que ficar próximo ao estado, estamos equipados com carros, barcos e avião, ressalta o presidente Augustinho. A campanha se encerra no dia 15 de novembro.
Veja Também
Juiz Adolfo Theodoro Naujorks é eleito desembargador do TJRO
Domingão da CDL supera expectativa com 30 mil pessoas na Zona Leste de Porto Velho
Caerd participa de mutirão de negociação e anuncia descontos de até 95%
Refis 2026 em Porto Velho começa em janeiro e oferece até 100% de desconto em multas e juros