Rondônia, 14 de novembro de 2024
Geral

Estado inicia vacinação contra febre aftosa nesta quarta

“Não vacile, vacine”. Com este slogan começa oficialmente nesta quarta-feira a 25° campanha vacinação contra a febre aftosa em todo o estado de Rondônia. Os criadores de gado vão ter até o dia 15 de novembro - 30 dias após o início da vacinação - para imunizar todo o rebanho. A cerimônia de lançamento aconteceu no último sábado, em Buritis.
O presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrossilvopastoril de Rondônia - Idaron, Augustinho Pastore afirma que essa campanha pode atingir 100% do rebanho rondoniense, o que representa quase 11 milhões de cabeças de gado.
“Tenho certeza que os nossos 80 mil pecuaristas vão nos ajudar a fazer de Rondônia o segundo estado brasileiro a ficar livre da febre aftosa sem vacinação. Já são quase 10 anos que não se tem nenhuma notificação da doença no Estado”, afirmou.
A garantia de 100% da vacinação da febre aftosa se deve a estrutura que o governo coloca a disposição dos produtores. Os 52 municípios de Rondônia possuem 75 escritórios da Agência de Defesa e 14 postos de fiscalização fixos, fora os postos itinerantes que vão até propriedades rurais fiscalizar e dar o apoio necessário para os criadores. “Vamos até mesmo atravessar a fronteira do Brasil com a Bolívia para vacinar o gado que ficar próximo ao estado, estamos equipados com carros, barcos e avião”, ressalta o presidente Augustinho. A campanha se encerra no dia 15 de novembro.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Na capital, apenas serviços essenciais serão mantidos pela Prefeitura no feriado desta sexta-feira

Gabinete do ódio: Comissão Eleitoral da OAB adverte dirigente da CAARO para cumprir decisão e faz novo alerta sobre cassação de registro

OAB: "Gabinete do ódio" que apoia Eurico Montenegro sofre duro golpe e chapa 11 pode até ter o registro cassado

Eurico Montenegro foge do debate com Márcio Nogueira, que confirmou presença na Rema TV