Estado reduz índices de foco de queimadas, mas números em Porto Velho preocupam

Estudo divulgado pelo Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) apontou uma queda nos focos de queimadas no Estado de Rondônia, mas posicionou a cidade de Porto Velho com os piores índices neste ano de 2025. Rondônia está em 12º lugar entre os estados que mais sofreram com queimadas. Nestes últimos 9 meses foram registrados 1.197 focos, e Porto Velho é responsável por quase a metade desse número, chegando a 458 focos.
A queda dos números é resultado dos esforços do Tribunal de Contas, Ministério Público, Governo de Rondônia e Assembleia Legislativa que fizeram campanhas de conscientização, e o Executivo contratou agentes e colocou aviões a disposição para garantir a redução dos incêndios florestais.
No geral, o Brasil, até até agora, registrou 74,1 mil focos de queimadas, concentrados principalmente nas regiões Norte (26 mil) e Nordeste (25 mil), que somam mais de 70% do total.
O Centro-Oeste contabiliza 11,9 mil focos, impulsionado pelo Mato Grosso. Sudeste e Sul registram 6,5 mil e 3,6 mil focos, respectivamente.
Veja Também
Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo
Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento