Rondônia, 15 de maio de 2024
Geral

Estado vai receber quase 30 mil cadernetas da gestante

A partir das próximas semanas, cerca de 29,7 mil unidades da nova Caderneta da Gestante, recém lançado pelo Ministério da Saúde para acompanhar o pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as novidades, estão informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes agegypti, que transmite dengue, chikungunya e vírus zika.

De acordo com o Ministério da Saúde, a caderneta é voltada para mulheres grávidas e profissionais da saúde e inclui um cartão de registro das consultas clínicas e odontológicas, os resultados dos exames e vacinas, entre outras informações. A caderneta será envidada para a Secretaria de Estado da Saúde, na Gerência de Saúde da Mulher, que ficará responsável por fazer a entrega.

A caderneta, segundo o governo, favorece a qualificação da atenção pré-natal conforme acontecem os procedimentos e consultas clínicas. Com isso, o ministério espera um fluxo melhor de informações entre os profissionais, serviços de saúde e um cuidado mais adequado à paciente.

Conforme o Ministério da Saúde, R$ 3,7 milhões são gastos para a impressão de 3.192.737 cadernetas e fichas perinatais, instrumento de registro do pré-natal que será anexado ao prontuário da gestante e servirá como espelho da caderneta, em todo o país.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prefeitura de Porto Velho e Comitê Paralímpico Brasileiro assinam acordo de cooperação para instalação de Centro de Referência

Ifro abre seleção com 500 vagas para cursos presenciais e EaD em 2024

Pedro Origa: “Me sinto honrado do que tive aqui, e das famílias que me albergaram”

Friagem derruba temperaturas em todo o estado nesta quarta-feira, diz Sipam