Rondônia, 23 de janeiro de 2026
Geral

Estado vai receber quase 30 mil cadernetas da gestante

A partir das próximas semanas, cerca de 29,7 mil unidades da nova Caderneta da Gestante, recém lançado pelo Ministério da Saúde para acompanhar o pré-natal do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as novidades, estão informações sobre prevenção e proteção contra o mosquito Aedes agegypti, que transmite dengue, chikungunya e vírus zika.

De acordo com o Ministério da Saúde, a caderneta é voltada para mulheres grávidas e profissionais da saúde e inclui um cartão de registro das consultas clínicas e odontológicas, os resultados dos exames e vacinas, entre outras informações. A caderneta será envidada para a Secretaria de Estado da Saúde, na Gerência de Saúde da Mulher, que ficará responsável por fazer a entrega.

A caderneta, segundo o governo, favorece a qualificação da atenção pré-natal conforme acontecem os procedimentos e consultas clínicas. Com isso, o ministério espera um fluxo melhor de informações entre os profissionais, serviços de saúde e um cuidado mais adequado à paciente.

Conforme o Ministério da Saúde, R$ 3,7 milhões são gastos para a impressão de 3.192.737 cadernetas e fichas perinatais, instrumento de registro do pré-natal que será anexado ao prontuário da gestante e servirá como espelho da caderneta, em todo o país.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Prazo para matrícula de alunos da rede municipal termina nesta sexta

Operação “Aulas Seguras 2026” garante qualidade dos materiais escolares

Estudantes do Ifro alcançam nota 960 em Redação e médias acima de 750 no Enem 2025

Carnaval terá esquema especial de segurança em Porto Velho e no interior