Estiagem e queimadas: casos de crianças com problemas respiratórios já aumentaram na capital
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está alertando a população sobre as doenças respiratórias durante o período de estiagem e queimadas, os cuidados e onde garantir atendimento, prevenindo assim doenças respiratórias, principalmente de pessoas alérgicas e mais suscetíveis. No mês de julho, foram registradas 88 entradas de casos de crianças com problemas respiratórios no Hospital Infantil Cosme e Damião, sendo 23 casos de bronquite, 21 de asma e 44 pacientes com falta de ar.
A infectologista do Cosme e Damião, Antonieta Machado, destacou maneiras de prevenção. “Durante essa época mais quente do ano, com maior incidência de queimadas, os cuidados devem ser redobrados com as crianças e idosos, com boa hidratação para manter a temperatura do corpo adequada, ambientes limpos evitando a propagação de poeira, assim, impedindo crises de sinusite, bronquite e asma”, afirmou.
Em caso de sintomas como tosse persistente e esforço para fazer atividades rotineiras básicas, é recomendável procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou a importância dos cuidados da população. “Essa época do ano é muito propícia ao surgimento das doenças respiratórias em crianças e idosos. Continuamos trabalhando no tratamento dos pacientes nas unidades, e contamos com a colaboração e os cuidados da população para que realizem as medidas preventivas”, disse.
Prevenção
- Evitar recintos fechados com muitas aglomerações;
- Evitar ambientes com fumaça e poeira;
- Consumir muita água, manter a hidratação do corpo;
- Alimentação balanceada e exercícios físicos;
Veja Também
Sesau alerta sobre doenças respiratórias ocasionadas pelas queimadas
Chamada Escolar começa nesta terça-feira em Porto Velho
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa nesta terça-feira