Rondônia, 14 de dezembro de 2025
Geral

Estiagem e queimadas: casos de crianças com problemas respiratórios já aumentaram na capital

|
da Secom/RO

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está alertando a população sobre as doenças respiratórias durante o período de estiagem e queimadas, os cuidados e onde garantir atendimento, prevenindo assim doenças respiratórias, principalmente de pessoas alérgicas e mais suscetíveis. No mês de julho, foram registradas 88 entradas de casos de crianças com problemas respiratórios no Hospital Infantil Cosme e Damião, sendo 23 casos de bronquite, 21 de asma e 44 pacientes com falta de ar. 

A infectologista do Cosme e Damião, Antonieta Machado, destacou maneiras de prevenção. “Durante essa época mais quente do ano, com maior incidência de queimadas, os cuidados devem ser redobrados com as crianças e idosos, com boa hidratação para manter a temperatura do corpo adequada, ambientes limpos evitando a propagação de poeira, assim, impedindo crises de sinusite, bronquite e asma”, afirmou.

Em caso de sintomas como tosse persistente e esforço para fazer atividades rotineiras básicas, é recomendável procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência. O secretário de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, ressaltou a importância dos cuidados da população. “Essa época do ano é muito propícia ao surgimento das doenças respiratórias em crianças e idosos. Continuamos trabalhando no tratamento dos pacientes nas unidades, e contamos com a colaboração e os cuidados da população para que realizem as medidas preventivas”, disse.

Prevenção 

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sesau alerta sobre doenças respiratórias ocasionadas pelas queimadas

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento