Estrada do Ramal Maravilha está quase intrafegável devido a erosão; Defesa Civil vistoria

A Defesa Civil Municipal realizou uma nova vistoria na tarde desta terça-feira (9) no trecho da Estrada do Ramal Maravilha, na margem esquerda do Rio Madeira, que está desmoronando e invadindo cada vez mais a estrada. O trecho pode ser interditado caso a erosão continue avançando. Mais de 300 famílias moram na região.
O gerente de operações e socorro da Defesa Civil, Rogério Felix, explica que o Rio Madeira ainda está em formação e esse processo de desbarrancamento é natural. “Se continuar aumentando essa erosão as águas do Lago Maravilha que fica próximo onde está o problema, podem escoar para o Rio Madeira e secar de vez. Caso continue desmoronando, infelizmente será interditada a estrada e isso irá prejudicar todos que moram na região”, explicou.
Segundo o gerente, desde quando a erosão começou, há aproximadamente 10 anos, já foram feitos três desvios no trecho que está desbarrancando. “É necessário que seja feito um trabalho de contenção o mais rápido possível para evitar que aumente o desmoronamento”, disse Rogério Felix.
Durante as visitas anteriores, vários relatórios foram feitos pela Defesa Civil relatando o problema para o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “É preciso juntar as forças para solucionar esse problema que já vem perdurando há anos”, enfatizou o gerente.
O que influenciou o aumento do desmoronamento, segundo o gerente, foi a presença de dragas no rio, grandes embarcações que encostam nas proximidades, rebocadores de barcos e caminhões. “Nos últimos três anos todos esses fatores fizeram a erosão aumentar”, finalizou.
Veja Também
Ferro-velho é alvo de operação e homem é preso por tráfico na zona leste
Policiais militares apagam incêndio ao lado do Departamento de Flagrantes
Porto Velho direciona suspeitas de Mpox às UPAs para evitar circulação nas UBS
Casos de Mpox em Porto Velho: homens de 20 a 40 anos e sem histórico recente de viagens