Estudante acusada de tráfico é mantida presa
Presa em um sítio de sua propriedade, no mês de abril, sub acusação de tráfico de droga e associação para o tráfico, Tayssa Jenifer Araujo e Silva não conseguiu reverter a sua prisão preventiva em liberdade provisória, por meio de habeas corpus. Em sessão de julgamento realizada nessa quinta-feira, dia 21, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Rondônia negou o pedido de liberdade e manteve a decisão do Juízo da 1ª Vara de Delitos de Tóxicos da Comarca de Porto Velho, que determinou a prisão da acusada.
A defesa de Tayssa argumentou que na época dos fatos ela era estudante do 1ª ano do ensino fundamental, além disso é primária, tem residência fixa, sempre trabalhou e não existem os requisitos para manutenção de sua prisão.
Consta nos autos, que foram apreendidas 16 kg de maconha em um sítio de sua propriedade, onde a acusada mantinha armazenada para comercialização, juntamente com seu companheiro, Clebson, e outros comparsas envolvidos no comércio criminoso.
Voto
O relator, juiz José Gonçalves da Silva Filho, pontuou em seu voto todos argumentos da defesa. Para ele, cursar o ensino médio não garante que Tayssa deixe de praticar a comercialização de entorpecente, uma vez que na data de sua prisão, em vez dela estar na sala de aula estudando, encontrava-se lindando com o tráfico de entorpecente, em grande quantidade.
Com relação à residência fixa, a prova mostrou-se contraditória. O endereço constante em uma conta de luz não correspondia com o endereço informado pela paciente (acusada) em depoimento; também não provou que trabalha. Além disso, os elementos de materialidade (maconha) e indícios de autoria apontam contra a acusada.
Habeas Corpus n. 0003072-50.2016.8.22.000
Veja Também
Energisa segue com vagas abertas para eletricistas de redes de distribuição
Trabalhos de regularização fundiária são intensificados em Porto Velho pelo governo de Rondônia
Vereador Everaldo Fogaça vai presidir Comissão de Honrarias da Câmara
Prefeitura solicita reforço policial nas principais rotas de ônibus de Porto Velho