Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Geral

Eventos da OAB mobilizam profissionais de direito em Espigão e Ji-Paraná

Com a participação do prefeito José Bianco, vereadores, representantes do Ministério Público, magistrados, advogados e acadêmicos dos cursos de Direito da região Central do Estado, a Seccional Rondônia da OAB lançará nesta sexta-feira, às 20h, em Ji-Paraná, na sede da Associação Atlética do Banco do Brasil (ABB), a campanha pela valorização da advocacia.



Dia 19 de abril, acontecerá a abertura do torneio esportivo, às 8h30, na chácara do “Arroz Bernardo”, km 8, saída para Porto Velho. Segundo a presidente da Subseção da OAB de Ji-Paraná, advogada Marlete Maria da Cruz Correa, já estão confirmadas as participações de uma equipe feminina local e outra masculina.

No lançamento da campanha haverá discursos abordando a questão do respeito às prerrogativas, o problema dos honorários aviltantes arbitrados por magistrados e trabalho pela cidadania que a OAB vem realizando. Contará também com a apresentação de um show musical com a Banda Estróina (ex-BR 80), pois o objetivo da campanha também é conscientizar a sociedade sobre a importância da valorização da advocacia como garantia dos direitos dos cidadãos, com entrada franca para advogados, familiares, estudantes e integrantes de associações, sindicatos e outros segmentos do movimento social.

Dia 19 de abril, acontecerá a abertura do torneio esportivo, às 8h30, na chácara do “Arroz Bernardo”, km 8, saída para Porto Velho. Segundo a presidente da Subseção da OAB de Ji-Paraná, advogada Marlete Maria da Cruz Correa, já estão confirmadas as participações de uma equipe feminina local e outra masculina.

A campanha pela valorização da advocacia foi lançada no início do mês em sessão do Conselho Seccional e reforçada, na semana passada, com a participação do presidente da entidade, advogado Hélio Vieira, em um corpo-a-corpo junto a membros do Judiciário para entrega do manifesto da campanha a desembargadores e juizes da capital, ocasião em que lembrou que a violação das garantias dos advogados é, antes de tudo, uma ameaça ao estado democrático de direito.

Programação

A recepção às delegações, na sede da AABB, será a partir das 19h de sexta-feira.

Na sexta-feira, às 21h, a Banda Estróina (ex-BR 80), de Porto Velho, fará um show para que os participantes se confraternizem e comecem a ajudar na divulgação dos trabalhos.

Dia 19, sábado, às 08h30 vai ser feito o sorteio dos jogos de futebol – chave “a” e chave “b”. Às 9h30 será realizado o sorteio das chaves “a” e “b” para os jogos de futebol e das chaves “a” e “b” das partidas de vôlei de areia. Em seguida terão início os jogos e às 12h será servido um churrasco de confraternização.

Na 1ª fase se classificam duas equipes por chave. Na segunda, jogam o primeiro colocado da chave “a” contra o vice-campeão da chave “b” e o campeão da chave “b” jogará contra o vice da chave “a”.

Os dois campeões das chaves decidirão o 1º e 2º lugares e os vice de cada chave a 3ª e 4ª vagas. O campeonato de vôlei feminino de areia chaves “a” e “b” segue o mesmo regulamento e critérios de classificação.

Às 19h, acontecerá o encerramento dos torneios de futebol e vôlei, com a entrega dos prêmios e troféus e o domingo será livre.

Espigão do Oeste

No município, a OAB realiza um encontro nesta quinta-feira (17), para debater os impactos constitucionais e ambientais decorrentes do garimpo ilegal de diamante na reserva indígena de Roosevelt. Para falar sobre o tema “Soberania da Amazônia – Meio Ambiente – Garimpo”, a entidade levará a Espigão o especialista em meio ambiente Ivo Benitez, subprocurador-geral de Justiça de Rondônia e o advogado constitucionalista Orestes Muniz Filho, ex-presidente da Seccional e conselheiro federal.

O evento será realizado no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 19 horas e, segundo o vice-presidente da OAB, advogado Ivan Machiavelli, tem o objetivo principal de envolver toda a sociedade nessa discussão, pois os debates irão refletir o nível real de informações sobre os impactos da exploração ilegal de diamantes no garimpo e contribuirão para a elaboração de um documento para ser encaminhado ao Conselho Federal da OAB, comprovando que o garimpo nunca foi desativado como afirma o Governo.

Para o presidente da Seccional Rondônia da OAB, advogado Hélio Vieira, a solução que por acaso advir a partir do debate sobre o assunto pode trazer benefícios não só para Espigão do Oeste, mas também para a sociedade do entorno como Cacoal e Pimenta Bueno, que sofrem impactos diretos da atividade ilegal do garimpo de diamantes.

O presidente da Subseção da OAB em Espigão, advogado Célio Renato da Silveira, disse, nesta terça-feira, que a cidade está mobilizada para a palestra. “Já mantivemos contatos com as lojas maçônicas, juízes, promotores, Prefeitura e vários outros segmentos sociais. Percebo que há uma boa expectativa quanto à realização da palestra”, disse.

Assessoria de Imprensa OAB-RO

SIGA-NOS NO

Veja Também

Sesi-RO está com matrículas abertas para o ano letivo de 2025

Vereadores da capital elegem as duas mesas diretoras do mandato até 2028

Exclusivo: confira os novos secretários municipais em Porto Velho

Na última noite do ano Tribunal de Contas retorna a unidades de saúde e detecta novos problemas, mas também melhorias