Rondônia, 27 de janeiro de 2026
Geral

Exército assume comando de operações contra incêndios em Rondônia

Começou a valer efetivamente nesta segunda-feira (26), o decreto de Garantia da Lei da Ordem (GLO), solicitada pelo governador coronel Marcos Rocha e autorizado pelo presidente Jair Bolsonaro e que garante a atuação das Forças Armadas em Rondônia.

Agora, o Exército passa a comandar as operações, que antes eram coordenadas pelo Governo do Estado. Pela manhã houve o trabalho de transição, e ajustes de diretrizes, segundo informou o Exército Brasileiro.

A Operação Jequitibá contou com a participação de 70 profissionais, sendo 18 do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), 19 agentes do PrevFogo (Ibama) e 33 militares do Exército Brasileiro. Ao todo, 32 viaturas foram utilizadas, entre as de combate ao fogo, ambulâncias, caminhões, motos e quatro cisternas de água.

A Força Aérea Brasileira (FAB) deu início no último sábado (24) os trabalhos de combate a incêndios na Amazônia. Duas aeronaves C-130 Hércules partiram de Porto Velho e são operadas pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT). A FAB integra o esforço conjunto, coordenado pelo Ministério da Defesa, no combate aos incêndios que atingem a região Amazônica.

SIGA-NOS NO

Veja Também

SEAC Rondônia repudia violência sexual contra trabalhadora em UPA de Porto Velho

Judiciário de Rondônia completa 44 anos

Porto Velho tem mais de 37,2 mil famílias contempladas pelo Gás do Povo

Começa período de inscrições para o Prouni 2026