Exército faz varredura em presídio de Cacoal
A 17ª Brigada de Infantaria de Selva faz uma varredura na Casa de Detenção de Cacoal, região da Zona da Mata de Rondônia, nesta sexta-feira (20). É mais uma fase da Operação de Garantia da Lei e da Ordem que vem ocorrendo desde janeiro no sistema penitenciário. A ação é denominada Operação Príncipe da Beira.
De acordo com o Exército, a 17ª Brigada de Infantaria de Selva, sob o comando do General de Brigada José Eduardo Leal de Oliveira, atendendo nova solicitação do Governo do Estado de Rondônia, para detectar armas, aparelhos celulares, drogas e outros materiais ilícitos e proibidos na Casa de Detenção em Cacoal.
Os órgãos dos governos estaduais ficaram responsáveis por recolher e dar o devido destino legal aos materiais encontrados pelo Exército Brasileiro após as revistas nos presídios.
A entrada das Forças Armadas nos presídios é autorizada pelo Decreto Presidencial de 17 de janeiro de 2017, assinado pelo presidente Michel Temer.
A operação tem a participação de diversos órgãos e instituições de segurança pública: Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, o Ministério Público Militar, Polícia Militar do Estado de Rondônia, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia e Secretaria de Justiça do Estado de Rondônia.
Veja Também
Forças armadas encontram celular, drogas e quase 800 objetos perfurantes em presídio de Ji-Paraná
Ação das Forças Armadas em presídios de Rondônia chega a Casa de Detenção de Jaru
Justiça determina cancelamento do mega réveillon no complexo da Madeira Mamoré
Fiscalizações no transporte de passageiros são intensificadas nos terminais rodoviários do estado