Rondônia, 13 de dezembro de 2025
Geral

Expojipa não receberá recursos públicos do município

Diferente de anos anteriores, a Expojipa de 2011 não receberá recursos públicos municipais. A Câmara de Vereadores de Ji-Paraná vetou através da Lei 2063/2010 repasse de recursos às entidades que cobram ingresso. A nova legislação tem como objetivo coibir abusos de entidades que recebem recursos públicos como incentivo para a realização de seus eventos e ainda cobram ingresso da população.
Para o autor da Lei, o Presidente do Poder Legislativo Nilton Cezar Rios (PSB), não é justo que o dinheiro dos impostos pagos pela população seja empregado nesse tipo de evento. Nilton considera que nesses casos, a população estaria pagando duas vezes.

Nilton ressaltou que um exemplo claro desta cobrança é a Exposição Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Expojipa) que em anos anteriores recebeu recursos do município e mesmo assim cobrou alto pelos ingressos vendidos à população.

O vereador lembrou que no ano passado mesmo contando com apoio do município, a feira agropecuária também teve incentivos do Governo do Estado, Assembleia Legislativa e recursos federais com uma emenda de mais de R$ 2 milhões para a construção da nova arena de shows e rodeio, entretanto os ingressos para a entrada foi o mais caro entre as feiras realizadas em Rondônia e a praça de alimentação com preços altíssimos.
“Sabemos da importância desta feira para o município. A Expojipa é um orgulho para todo o jiparanaense por ser a festa mais tradicional da cidade e um dos principais atrativos para fomentação financeira do comércio local. Mas não é esta a questão que tratamos na Lei. A questão considerada pela legislação é forma de aplicação do dinheiro público e, por isso, ficou decidido a proibição de repasse a esse tipo de evento”, informou Nilton Cezar.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Região central de Rondônia pode sofrer colapso de energia com tempestades neste fim de semana, alertam institutos de meteorologia

Vídeo: motociclista sem CNH atropela cabo da PM durante perseguição no Espaço Alternativo

Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer em Ji-Paraná comemora quatro anos de funcionamento

Prefeitura de Porto Velho lança Chamada Escolar Municipal para o ano letivo de 2026