Rondônia, 21 de dezembro de 2025
Geral

Exposição mostra papel das mulheres negras na construção de Porto Velho

Como parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a Prefeitura de Porto Velho, com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), realizará, de 21 de julho a 21 de agosto, no Mercado Cultural, a exposição fotográfica Afro-Antilhanas do Madeira: Pioneiras na Arte de Educar.

A exposição apresenta fotografias históricas que refletem a importância do trabalho das mulheres barbadianas na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) e, consequentemente, na formação do município de Porto Velho.

A curadora da exposição é Marcela Bonfim, que é especialista em retratar a história das comunidades negras.

“Nesta mostra teremos especialmente as fotografias das pioneiras. No total, 17 mulheres serão homenageadas”, explica a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e da família (Semasf), Joelna Holder, idealizadora e organizadora do evento junto com a secretária Glayce Bezerra.

Segundo Joelna Holder, é inegável o papel ativo das mulheres desde o início da construção da cidade, que surgiu com a obra da lendária Madeira Mamoré, no começo do século XX. “A participação delas foi decisiva na alfabetização dos primeiros habitantes”, observou.

SIGA-NOS NO

Veja Também

Governador Marcos Rocha está decidido não concorrer ao Senado em meio ao alerta de forte crise fiscal em sua gestão

Imagens exclusivas mostram avião onde estavam Maurício Carvalho e vereador pegando fogo em Extrema

Vídeo: Avião com Márcio Pacelle e Maurício Carvalho faz pouso forçado e pega fogo em Extrema

STJ mantém decisão do TJRO e garante execução de contrato de publicidade do Governo com a Pen6