Rondônia, 05 de novembro de 2024
Geral

Facção que poderia ser “vítima” de ataques é retirada de presídio em Porto Velho

Os órgãos de segurança em Rondônia já iniciaram o plano para prevenção de ataques de facções rivais nos presídios do Estado. Ao todo, 11 ações emergenciais foram tomadas pelas autoridades e a principal delas foi a retirada de vários membros de uma facção, que foram removidos para outro presídio. Por questões de segurança não houve revelação das unidades envolvidas.

O plano traçou medidas emergenciais de ampliação de segurança em 8 unidades no Estado, sendo cinco na Capital e três no interior, com reforço de policiais e de contingente de agentes penitenciários.

Como forma de não ampliar a tensão, as visitas e banho de sol foram mantidas e reforçado ainda o policiamento nas guaritas. Também ficou definido instalação de cadeados extras em portões de acesso e revisão dos procedimentos no acesso das visitas.

Em caso de agravamento da situação, o Governo também tem planos para eventual decretação de estado de emergência no sistema. Bombeiros militares mobilizarão caminhões pipa para as proximidades das unidades, de forma a agirem imediatamente em caso de início de incêndio.
Outras medidas asseguradas, garante o pagamento de hora extra para agentes e mobilização do contingente de PMs na entrada dos visitantes durante todo o fim de semana e durante as noites e madrugadas.

Por outro lado, o Sindicato dos Servidores Penitenciários de Rondônia (Singeperon) mobilizou a categoria e declarou estado de alerta, “para evitar qualquer evento que venha colocar em riso a ordem e a segurança da sociedade. Nesse sentido, os Agentes Penitenciários estão atentos a qualquer indício de motins, rebelião ou tentativa de fuga, e designados a manter informados os órgão de repreensão, com todas as informações necessárias”, diz informe da entidade.


SIGA-NOS NO

Veja Também

Rebelião em Manaus tem mais de 50 mortos

Mortos durante a rebelião em Manaus eram ligados ao PCC e estupradores

Facção que fez matança em Manaus também atua em Rondônia, diz secretário de Segurança do Amazonas

Em noite de terror, Manaus registra oito mortes em menos de 24 horas

PM está em alerta máximo na Capital após matança em Manaus e Boa Vista

Governo do Amazonas afasta diretor de presídio, acusado de corrupção

Secretário da Sesdec afirma que é preciso fechar as fronteiras para combater o tráfico internacional

OAB-RO vistoria presídios e aponta falta de infraestrutura nas penitenciárias